9 de dezembro de 2021

Coops do Paraná criam Cooperativa Central de Tecnologia da Informação

Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) digital, realizada na tarde desta quarta-feira (08/12), com a participação de delegados de 21 cooperativas, foi constituída a Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI), que começou a ser formatada e desenvolvida no PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e criada e implantada no PRC200. O delegado da Cocamar, Alair Aparecido Zago, foi eleito o primeiro presidente da UniTI. O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, na condição de presidente ad hoc, coordenou a AGO, que também aprovou a indicação dos delegados e a eleição dos conselhos de Administração e Fiscal da nova organização.

Boesche lembrou que o projeto da UniTI surgiu em uma reunião de Núcleo Cooperativo, realizado em Campo Mourão, em uma intervenção de diretor administrativo e financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, tratando da necessidade de compartilhamento da estrutura de TI entre cooperativas, sendo incorporada ao PRC100, em 2015. E evoluiu ao ponto de dar origem à cooperativa central, constituindo-se em um março histórico do cooperativismo paranaense. Para isso, contou com a participação de técnicos da área de TI tanto das cooperativas como do Sistema Ocepar.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou ainda que, com a assessoria da consultoria Falconi, a proposta demandou dois anos de estudos e elaboração até chegar à sua constituição, embasada nos critérios que norteiam a criação de organização dessa natureza. “Realmente esse 8 de dezembro vai ficar na história do cooperativismo pela criação da UniTI, cuja finalidade é compartilhar ações na área de TI. É um fato muito expressivo no cooperativismo do Paraná.”  O gerente de projetos da Falconi, Danilo Ronaldo René Oliveira Filho, acompanhou a AGO.

Para Antonio Sérgio Gabriel, a UniTI é a concretização de um sonho que se insere no trabalho do Sistema Ocepar em fomentar a intercooperação entre os vários ramos do cooperativismo paranaense e, no caso, em uma área que demanda muitos e constantes investimentos das cooperativas, diante da evolução da TI. Segundo ele, as participantes da central vão poder compartilhar investimentos tanto na parte de infraestrutura como de sistemas.

União – Assim como a elaboração do projeto que resultou na criação da central, o trabalho a ser desenvolvido para atingir os objetivos da UniTI também será em conjunto, disse o seu presidente Alair Aparecido Zago, em seu primeiro pronunciamento. “Juntos vamos conseguir colocar em prática esse grande trabalho desenvolvido até aqui, com o apoio do Sistema Ocepar e toda a equipe envolvida no projeto. É um desafio a ser enfrentado por todos para, assim, colocarmos realmente em ritmo a nossa UniTI”, enfatizou.

O Conselho de Administração da UniTI ficou assim constituído:  Alair Aparecido Zago (Cocamar); Airton Galinari (Coamo); James Fernando de Morais (Copacol); Nevair de Mattos (Frísia); Haroldo Jose Polizel (Integrada); João Carlos Obici (Cocari); Irineo da Costa Rodrigues (Lar); Gilson Hollerweger Fernandes (Cooperante) e Jonis Everton Centenaro (C.Vale). Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares Marcelo Luís Kosinski (Bom Jesus), Claudemir Pereira de Carvalho (Coagru) e Edmund Gumpl (Agrária) e, para suplentes, Anderson Léo Sabadin (Primato), Paulo Pinto de Oliveira Filho (Coprossel) e Luciano Ferreira (Unicampo).

A Cooperativa Central de Tecnologia da Informação (UniTI) é integrada pelas cooperativas Coamo, Cocamar, Copacol, Frísia, Integrada, Castrolanda, Frimesa, Agrária, Cocari, Capal, Bom Jesus, Copagril, Coagru, Camisc, Cooperante, Coopertradição, Primato, Coprossel, Unicampo, Lar e C.Vale.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.