19 de novembro de 2021

Coops agro do PR são destaque entre 500 maiores empresas do Sul

É certo dizer que o agronegócio ajudou a reduzir o tamanho dos prejuízos durante a pandemia e está se mostrando o motor para a recuperação da economia brasileira. Tanto é que empresas deste segmento e afins foram destaque no ranking das 500 Maiores do Sul, levantamento anual da revista Amanhã e consultoria PwC Brasil que avalia o ano de 2020. Do total, 88 empresas ligadas ao setor estão entre as 500 maiores marcas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Conforme apontam os especialistas da PwC Brasil, nota-se que houve um crescimento no número de cooperativas entre as 500 maiores empresas do Sul, o que demonstra o fortalecimento do cooperativismo na região. Segundo a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em 2020, as cooperativas paranaenses do ramo agropecuário atingiram faturamento de R$ 100,3 bilhões, 37,1% a mais que o movimentado no ano anterior. As cooperativas na Região Sul são extremamente importantes para o agronegócio na região, visto que são responsáveis tanto pela distribuição de insumos quanto financiamentos e comercialização de commodities.

Igualmente, destaca-se o segmento de processadoras e tradings. Segundo o ranking, essas apresentaram crescimento em todos os indicadores financeiros analisados, destacando-se aumento de 32,8% no VPG e 24,4% no patrimônio líquido.

É possível perceber também a maior presença de empresas do segmento de insumos agrícolas, como sementes, defensivos e biotecnologia. O número de empresas presentes no ranking das 500 maiores do Sul de 2020 teve um aumento de 50% em comparação ao ano anterior.

Esta e outras informações foram detalhadas no evento de premiação do ranking 500 Maiores do Sul, nesta quinta-feira (18/11).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.