Hoje, 16/10, é o Dia Mundial da Alimentação. Uma data com razão de ser comemorada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pois hoje, 48% do que é levado às mesas no país é resultado da produção das cooperativas agropecuárias. O setor é um pilar que equilibra as ofertas e gera fluxo de mercado, integrando diversos setores comerciais.
Os dados do último Censo Agropecuário Brasileiro realizado pelo IBGE, em 2006, também revelam que 74% da produção de trigo, 57% da produção de soja, 48% da produção de café, 43% da produção de milho, 39% da produção de leite, 35% da produção de arroz e 18% da produção nacional de feijão estão associadas às cooperativas.
O modelo de negócios proposto pelo cooperativismo prevê a inserção econômica e social, com iniciativas de gestão profissionalizada e empreendedorismo coletivo. No Brasil, são mais de 6.500 cooperativas atuando nos mais diversos ramos, beneficiando 50 milhões de pessoas.
Sobre o Sistema OCB
O movimento cooperativista, no país, é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades complementares: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada estado e, também, no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. São focos diferenciados e, ao mesmo tempo, complementares. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.