De 13 a 15 de maio, das 11 às 19 horas, no Distrito Anhembi, em São Paulo, acontecerá a Fenagra – principal Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento na América Latina. Em paralelo à exposição, serão realizados os tradicionais congressos técnicos promovidos pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA). A expectativa é receber aproximadamente 9 mil pessoas, entre visitantes e congressistas, durante os dias de evento.
Godofredo Miltenburg, presidente do CBNA, atribui o sucesso dos eventos ao alto nível da programação e das empresas expositoras. “Os congressos e a feira se complementam. Para os congressos do CBNA, reuniremos especialistas, tanto nacionais quanto internacionais, criando um ambiente propício para interação e intercâmbio de conhecimento e para a criação de soluções inovadoras que impulsionem o mercado de nutrição animal”, destaca.
Para Daniel Geraldes, diretor da Fenagra, a realização dos congressos do CBNA durante a feira só reforça a grandiosidade e o prestígio do evento, além de fortalecer o compromisso em contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentação animal.
Os congressos do CBNA também abrem espaço para que pesquisadores, acadêmicos e profissionais da indústria apresentem trabalhos científicos. Na programação, destaque para a 35ª Reunião Anual CBNA que trará a temática central “Nutrição Animal Aplicada no Contexto das Mudanças Climáticas: Estratégias e Soluções”, com palestras focadas nos setores de Aves, Suínos e Bovinos. Serão debatidas estratégias nutricionais para mitigar os impactos ambientais e adaptar a produção animal às mudanças climáticas, com ênfase em soluções técnicas e científicas aplicadas no Brasil e no mundo.
A programação iniciará com uma sessão solene no dia 13 de maio, às 14h, momento em que organizadores e representantes do setor se reunirão para dar as boas-vindas aos participantes. Em seguida, às 14h30, o empresário Roberto Betancourt, diretor do Deagro e presidente da FeedLatina, promete trazer uma reflexão profunda e atual sobre o tema “As mudanças climáticas e as ações políticas para mitigação”.
As explanações nas Salas Aves e Suínos ocorrerão de forma intercalada entre os dias 13 e 15 de maio, organizadas em seis grandes blocos temáticos: “As mudanças climáticas e as ações políticas para mitigação”; “É possível alinhar a comunicação entre ambientalistas e produtores de carne?”; “Mudanças climáticas e a normatização da nutrição animal”; “Importância do estresse calórico”; “Ingredientes, qualidade da carne e nutrição”; e “Nutrição aplicada e eficiência”. Esses temas nortearão discussões de alto nível técnico, conectando ciência, sustentabilidade e produtividade.
Já a Sala Bovinos, que será realizada nos dias 14 e 15 de maio, contará com uma programação rica em conteúdo técnico e estratégico. Entre os temas apresentados por palestrantes convidados estão: “Produção Animal em Pastagens no Contexto das Mudanças Climáticas”: “Estratégias e Soluções”; “Convergência Tecnológica na Agropecuária Digital”: “Como Maximizar a Lucratividade a partir da Inteligência Artificia”l, “IoTs e Métodos Genômicos”; “Impacto do Estresse Térmico no Comportamento e na Nutrição de Vacas Leiteiras”; “Como a Nutrição de Bovinos Pode Ajudar a Esfriar o Planeta?”; “PecPlace: Uma Plataforma para Otimização Econômica e Minimização do Impacto Ambiental de Rações”; e “Intensificação da Pecuária e suas Consequências Nutrigenômicas e Ambientais”.
Outro destaque da programação será o V Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, que acontecerá no dia 13 de maio. Segundo a comissão organizadora do CBNA, o evento tem como objetivo fomentar o crescimento da atividade aquícola e discutir os desafios relacionados à nutrição em sistemas produtivos.
Para Ariovaldo Zani, diretor do CBNA, a iniciativa busca promover um debate técnico qualificado que contribua para o aprimoramento da produção. “A aquacultura consagrou-se como uma atividade pecuária essencial e apresenta perspectivas positivas de crescimento contínuo. Por conta desse futuro promissor, é fundamental que o fornecedor de alimentos para organismos aquáticos esteja tecnicamente preparado para coparticipar dessa evolução”, afirma Zani.
O evento contará com a participação de especialistas que abordarão temas estratégicos para a cadeia produtiva, incluindo novas tecnologias em rações, biossegurança, inovações no fornecimento de insumos e sustentabilidade. Entre os assuntos em destaque estão: “Sustentabilidade na Aquicultura”; “Aquicultura e Mudanças do Clima: Desafios e Estratégias para um Futuro Sustentável”; e “Otimização da Pegada de Carbono na Aquacultura através de Aditivos Funcionais”, entre outros.
No dia 13 de maio também acontecerá o VIII Workshop CBNA sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutriPet) e coordenado pelo Dr. Fábio Alves Teixeira, presidente do Comitê SBNutriPet, que abordará assuntos como: “Cuidados Práticos nas Análises Laboratoriais de Vitamina D e Frações Lipídicas”; “Aplicações Práticas da Quantidade e Tipos de Fibra na Dieta dos Endocrinopatas”; “Medicações para Tratamento da Obesidade – Já são realidade na Medicina Veterinária?”, entre outros. “Proporcionaremos discussões abrangentes como dietas caseiras, suas vantagens, desvantagens e impactos ambientais, além de questões sociais e econômicas”, destaca Dr. Fábio
Já nos dias 14 e 15 de maio, os profissionais da indústria pet food contarão com o XXIV Congresso CBNA PET, coordenado pelo Prof. Dr. Aulus Carciofi, uma das maiores referências científicas no segmento de Pet Food. O evento trará temáticas como: “Desafios em Sustentabilidade na Seleção de Ingredientes em Pet Food”; “Ingredientes Vegetais com Adequado Potencial Ambiental e Nutricional”; “Desafios na Inclusão de Carne em Alimentos Extrusados”; “Seleção Consciente de Ingredientes e o Futuro do Pet Food”, e outros. “Estamos comprometidos em promover um congresso que não só traga as principais tendências do mercado, mas também fortaleça a base científica por meio da apresentação de pesquisas de ponta”, destaca Dr. Aulus.