2 de fevereiro de 2016

Colheita da soja chega a 8% em Mato Grosso

Oportunidade ou armadilha? Com o clima mais favorável para a colheita da soja na última semana de janeiro, as atividades avançaram 4,5 pontos percentuais, elevando a colheita para 8,2%. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). São 9,2 milhões de hectares com projeção de 28 milhões de toneladas. O avanço nos trabalhos acabou reduzindo o atraso em relação à safra passada, que neste momento é de apenas 2,1 p.p.

Segundo o Imea, “mesmo assim, a produção disponível da safra 15/16 ainda é reduzida, apenas 2 milhões de toneladas até agora, e por isso os tradicionais recuos mais acentuados nos preços disponíveis no mercado ainda não ocorreram neste ano. Previsões da Somar Meteorologia apontam para redução nos índices de chuvas em praticamente todo o Estado já na primeira semana de fevereiro, confirmando a expectativa dos produtores”.

Confome a entidade, “a consolidação desta previsão poderá trazer boa oportunidade de avanço no campo. No entanto, a possibilidade de ritmo acentuado da colheita, e consequentemente de soja disponível, pode trazer impacto sobre o custo do frete do grão, que poderá iniciar alta de seu custo mais cedo neste ano”.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias/Weverton Correa (foto:assessoria/arquivo)

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.