14 de junho de 2023

CNA participa do One Agro 2023, organizado pela Syngenta

One Agro aconteceu em Campinas e reuniu grandes nomes do setor em dois dias de encontro

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (13) e na quarta (14), do One Agro, que reuniu em Campinas (SP) diversos especialistas do setor para debater a situação atual e o futuro do setor. O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, e o diretor técnico adjunto, Maciel Silva, acompanharam os debates. Organizado pela Syngenta, o “One Agro 2023” foi estruturado em três painéis. No primeiro painel, o tema abordado foi “Agro Protagonista”, em que os painelistas discutiram desafios, conquistas e iniciativas adotadas no momento, que definem o protagonismo do setor. O debate contou com as presenças do CEO da John Deere, Antonio Carrere, do CEO do Itaú BBA, Flavio Souza, do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel, e foi moderado pela editora da Agro Forbes, Vera Ondei.

No segundo painel, moderado pelo economista Alexandre Mendonça de Barros (1ª FOTO INTERNA), foi discutido o tema “Agro Estratégico”. O foco foi analisar os movimentos, conexões e rumos a serem tomado para que o agro brasileiro continue protagonista e estratégico no futuro próximo. Contribuíram com a discussão o vice-presidente de produtos e clientes da B3, Juca Andrade, o presidente da Syngenta Crop Protection, Jeff Rowe, o fellow da Universidade de Oxford, Marcos Troyo e o diretor-geral do grupo Amaggi, Pedro Valente. Segundo o vice-presidente da CNA e presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o debate foi muito enriquecedor e destacou o papel do Brasil e das organizações para o futuro do agro. “O Brasil terá papel determinante para a alimentação de uma população cada vez mais crescente. Garantir a eficiência da produção e a ampliação do poder de compra da população serão determinantes para ampliar a segurança alimentar global”, disse Gedeão que também destacou o papel que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) exercerá na ampliação da educação no campo.

O terceiro e último painel teve como ponto de debate o “Agro Sustentável”. Com uma visão de futuro de médio e longo prazo de como o segmento deve se posicionar para continuar eficiente e ainda mais sustentável. Participaram do debate o cientista ganhador do The World Food Prize 2020, Rattan Lal, o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães, o presidente da Coamo, Airton Galinari, e o sócio-diretor da Scheffer, Guilherme Scheffer. A moderadora foi Sonia Consiglio, SDG Pionner pelo Pacto Global das Nações Unidas. Segundo o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, o agro brasileiro já é o mais sustentável do mundo, o que ficou claro nos dois dias de evento. No entanto, ponderou, “precisamos nos posicionar nas estratégias e na comunicação como protagonistas da sustentabilidade”. “O agro do Brasil mostra em seus resultados produtivos, nas práticas ambientais e na geração de emprego, seu papel na sustentabilidade. Precisamos fazer com o que o mundo enxergue o nosso protagonismo nesses três aspectos. Não dá para deixar com que o desconhecimento do setor seja transformado em medidas unilaterais de restrição de mercado – com base em análises pobres de aspectos ambientais – desprezando todos os outros pilares”, completou. No evento também foram apresentadas tendências tecnológicas do setor com palestras de representantes da Embraer e Microsoft.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.