2 de agosto de 2016

Clientes da Nufarm captam R$ 141,3 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio

Defensivos agrícolas

Venda de CRAs coordenada pelo Santander permitirá financiar defensivos agrícolas e outros insumos a revendas e produtores

Presente entre as líderes globais do mercado de defensivos agrícolas, a australiana Nufarm concluiu uma estruturação de captação para seus clientes, em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), no valor de R$ 141,3 milhões. De acordo com o diretor de gestão de risco da companhia, David Marco Telio, esse montante será destinado a financiar vendas de agroquímicos da Nufarm Brasil, além de insumos de outros fornecedores, a revendas agrícolas, pequenos e médios produtores, nas safras 2016/17, 2017/18 e 2018/19.

Com repagamento em três anos, os CRAs, emitidos a revendedores e produtores cadastrados junto à Nufarm, terão remuneração a 100% da taxa DI. Coordenada pelo banco Santander e pela securitizadora Octante, com seguro de crédito da AIG, a operação contou com a participação de 277 investidores, incluindo um investidor institucional, 31 produtores rurais e 16 distribuidores de agroquímicos.

“Com a escassez de liquidez no mercado, a emissão de CRAs tende a se transformar em uma ferramenta acessível ao fornecedor de insumos agrícolas, para apoiar seus clientes na obtenção de capital de giro, bem como produtores, nas operações de vendas diretas. As novas regulamentações desse papel pela CVM, já previstas, contribuirão para aumentar a captação de recursos por essa modalidade, e também tornará mais expressivas as futuras emissões”, acredita Telio, diretor da Nufarm. No ano de 2012, o executivo participou da emissão do primeiro CRA público com Distribuidores de insumos.

“É gratificante, para o Santander, apoiar um cliente como a Nufarm Brasil também em operações de mercado de capitais como esta, que permitiu aos seus clientes terem acesso a recursos que serão estratégicos para suas atividades”, afirma Cristina Monteiro Schulman, superintendente executiva de Debt Capital Market do Santander Brasil.

Segundo os presidentes da Nufarm para a América Latina e para o Brasil, Marcos Gaio e Luciano Daher, respectivamente, a emissão de CRAs está atrelada à estratégia de crescimento da companhia. Para os próximos anos, assinalam os executivos, a Nufarm espera elevar em dois dígitos as vendas de defensivos agrícolas no Brasil. Já no mercado global, a expectativa é crescer pelo menos 5% ao ano até 2018.

Sobre a Nufarm

Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins.  www.nufarm.com/BR

Sobre o Santander Brasil

Em atividade no mercado local desde 1982, hoje o Santander Brasil é um dos maiores bancos do Sistema Financeiro Nacional e maior instituição internacional do País. Possui uma base de mais de 32 milhões de clientes, uma equipe de cerca de 50 mil funcionários e uma estrutura composta de mais de 3.400 agências e postos de atendimento. A operação brasileira é parte integrante do Grupo Santander, principal conglomerado financeiro da Zona do Euro, com grande presença na América Latina.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.