CEO ressalta a importância do contrato internacional para o agro

Compartilhe:

Em participação em evento de Direito Agrário, CEO da CJ Selecta, Alessandro Reis, abordará a relevância de estruturas jurídicas sólidas para mitigar riscos e garantir previsibilidade no comércio global de commodities.

 

Diante de um mercado internacional cada vez mais exigente e pressionado por práticas sustentáveis, os contratos internacionais ganham protagonismo como ferramentas essenciais para garantir estabilidade e confiança nas operações do agronegócio. Esse será o eixo central da participação do CEO da CJ Selecta, Alessandro Reis, durante o espaço Ubau Talks, no VII Congresso Nacional de Direito Agrário 2025, no dia 22 de outubro, em Uberlândia (MG).

A apresentação do executivo no evento, em um painel com outros dois participantes, reflete a direção que vem imprimindo à CJ Selecta, alinhada ao compromisso de tornar a empresa uma referência em produtos ESG. Com uma abordagem que une inovação e rigor técnico, ele destacará como a construção de contratos eficazes exige a integração de dimensões jurídicas, comerciais e de inteligência de mercado, especialmente no contexto de exportações de commodities agrícolas.

“Mais do que formalizar obrigações, é preciso compreender que contratos internacionais precisam ser construídos com base em uma visão sistêmica, que leve em conta os múltiplos riscos do comércio global. Cláusulas bem estruturadas são a chave para garantir previsibilidade, mitigar perdas e oferecer segurança jurídica às partes envolvidas. Isso é fundamental para que o agronegócio brasileiro atue de forma competitiva e confiável no cenário externo”, explica o CEO. De acordo com ele, convenções internacionais, regras como os Incoterms (Termos Internacionais de Comércio), metodologias de precificação e mecanismos de solução de controvérsias são elementos que não podem ser negligenciados no processo de elaboração contratual.

“A adoção de padrões técnicos e normativos reconhecidos internacionalmente não apenas previne disputas, como fortalece a imagem do Brasil como parceiro comercial estratégico. Ao avançarmos nesse caminho, damos um passo importante em direção a relações comerciais mais maduras, transparentes e sustentáveis”, conclui o CEO.

Sobre a CJ Selecta – Fundada em 1984, a CJ Selecta é referência global em produtos de soja e derivados com foco em concentrado proteico de soja (SPC) para mercados nacionais e internacionais. Com sede em Uberlândia (MG) e presença em todo o Brasil, a empresa pertence ao grupo sul-coreano CJ CheilJedang, líder global em biotecnologia e soluções sustentáveis. A CJ Selecta é hoje uma das maiores exportadoras mundiais de SPC, com origens transgênicas e não transgênicas.

plugins premium WordPress