30 de setembro de 2019

Centrais Campo Limpo gerenciadas pela Aciagri recebem melhorias estruturais

Para atingir a meta anual de processamento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) investe constantemente, na qualificação de sua equipe operacional e na infraestrutura das unidades de recebimento do material. Neste ano, os investimentos se concentram nas reformas das lavanderias e banheiros, construção de novos almoxarifados e fossas sépticas e na pintura geral. As unidades de Barreiras, Roda Velha, Coaceral e Parambi já receberam as melhorias, e as próximas contempladas serão Rosário e Campo Grande. Os recursos são provenientes da Aciagri e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Para o diretor presidente da Aciagri, Adilson Gonçalves de Campos, as reformas, antes de tudo, reforçam o compromisso da Associação com a segurança do trabalhador. “Todos os anos são realizadas diversas reformas e aquisição de equipamentos, visando principalmente a segurança e o bom funcionamento administrativo e operacional das unidades”, lembra Adilson. 

Dentro do Sistema Campo Limpo, onde cada elo da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público) assume sua responsabilidade para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, a Aciagri cumpre no Oeste da Bahia, o papel de indicar ao produtor o local de devolução da embalagem e de gerenciá-lo.

Atualmente, a Associação gerencia três centrais: Barreiras, maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário – considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande, retirando anualmente do meio ambiente mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias, o que representa cerca de 90% de todo o material recolhido na região nordeste do país.

A partir da reciclagem do material são produzidos 17 diferentes artefatos, em especial os de uso industrial, todos orientados e aprovados pelo Instituto. São eles: recipallet, suporte para sinalização rodoviária, cruzeta de poste, caixa para descarga, caçamba plástica para carriola, caixa para massa de cimento, caixa de bateria automotiva, roda plástica para carriola, embalagem para óleo lubrificante, ecoplástica triex, barrica plástica para incineração, conduite corrugado, duto corrugado, caixa de passagem para fios e cabos elétricos, tubo para esgoto, tampa agro Recicap e barrica de papelão. Hoje, o Brasil é líder e referência mundial em logística reversa de defensivos agrícolas. Em segundo lugar vem a França, com 77%, seguida pelo Canadá, com 73%. Os Estados Unidos vêm em 9º lugar, com 33%.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.