19 de novembro de 2023

Mundo comemora ‘Mês do Ovo’ com nutrição e sustentabilidade

Instituições e organizações de diversos países se unem para promover os benefícios do ovo na dieta e seu papel na alimentação saudável e sustentável

Durante o Mês do Ovo, entidades e organizações de todo o mundo se uniram para celebrar e promover os benefícios nutricionais e sustentáveis deste alimento versátil e essencial para a saúde. Abaixo, destacamos algumas iniciativas em diferentes países:

Brasil
O Instituto Ovos Brasil, principal entidade sem fins lucrativos dedicada a educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo, desempenhou um papel proeminente nas celebrações. O instituto promoveu a conscientização sobre os benefícios e a importância do ovo na dieta por meio de iniciativas envolvendo influenciadores digitais, imprensa e o público. Além disso, realizaram ações em escolas e transmissões ao vivo com especialistas. O lançamento de um livro de receitas práticas também reforçou a ênfase do Instituto na promoção de uma vida saudável. Contendo quatro receitas que prometem transformar a maneira como os amantes da boa gastronomia enxergam e saboreiam os ovos, o principal objetivo deste material é introduzir ao público opções práticas e saudáveis para o consumo de ovos, proporcionando uma experiência culinária totalmente nova. Desde pratos tradicionais com um toque contemporâneo até criações inéditas, as receitas foram cuidadosamente selecionadas para surpreender com sabores marcantes e inovadores. Foi uma grande celebração contando com a participação de empresas, entidades estaduais, universidades, escolas, e público em geral. A interação com os influenciadores digitais foi bem relevante atingindo diversos públicos, desde mães, donas de casa, crianças, e até mesmo animais de estimação que passaram a consumir ovos como petisco como parte de uma dieta saudável. Objetivo das campanhas brasileiras é chegar ao consumo de 1 ovo por dia nos próximos anos, conforme o que é preconizado pelo International Egg Comission. 

Austrália
A entidade Ovos Australianos incentivou a participação digital em todo o país, desafiando membros da equipe e influenciadores a nomear o maior número possível de pratos com ovos em vídeos de 10 segundos. Em parceria com a Mamamia, a maior rede de mídia feminina da Austrália, a organização demonstrou a facilidade e versatilidade das refeições à base de ovo, especialmente para mães ocupadas. Novas estatísticas de consumo também destacaram o amor dos australianos pelos ovos. 

França
A Fan d’Oeufs preparou-se para o Dia Mundial do Ovo com um jogo digital interativo, ‘Marcocotte’s World Tour’, onde Marcocotte, a galinha, viajou pelo mundo aprendendo novas receitas à base de ovos. Master classes de culinária em escolas de ensino médio complementaram a iniciativa, promovendo as vantagens dos ovos na culinária global.

Canadá
Em Manitoba, produtores de ovos organizaram um estande na Universidade de Manitoba, oferecendo aos alunos quiches, receitas e informações sobre os benefícios dos ovos para a saúde. A campanha nacional de relações públicas, “Earthwise Egg Quest”, educou os canadenses sobre como os ovos podem contribuir para um futuro mais sustentável e saudável. 

Holanda
O Centro de Especialização em Aves organizou um simpósio no Museu de Aves para o Dia Mundial do Ovo. Além disso, promoveram um concurso de coloração infantil e uma competição culinária, onde participantes de diferentes nacionalidades criaram pratos típicos do seu país de origem. A distribuição de ovos cozidos aos visitantes também fez parte da celebração.

Espanha
A Inprovo, uma associação que representa os diferentes setores da indústria de ovos na Espanha, marcou o Dia Mundial do Ovo de 2023 apresentando o prêmio de pesquisa de ovos do ano e o prêmio de ‘Personalidade do Ano’, que reconhece esforços notáveis na defesa dos ovos. Além disso, participaram da iniciativa “Los Juegos Del Huevo”, um jogo interativo online que educou sobre os benefícios do ovo para a saúde e o meio ambiente. 

Estados Unidos
No Dia Mundial do Ovo, o Centro Fresco realizou um grande café da manhã com omeletes para cerca de 1.500 membros da comunidade local. Rose Acre Farms, empresa produtora de ovos, e a American Egg Board, organização composta por produtores de ovos dos Estados Unidos, destacaram os esforços dos produtores americanos para fornecer nutrição de alta qualidade através dos ovos. A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, visitou Fazendas Externas para aprender sobre os protocolos de produção de ovos e a contribuição da indústria de ovos para a nutrição nos EUA. Essas celebrações globais não apenas ressaltam a importância do ovo na nutrição, mas também enfatizam seu papel crucial em promover uma alimentação saudável e sustentável para as comunidades locais e o mundo em geral. Ao unirem esforços, essas organizações demonstram o compromisso contínuo com a educação e promoção dos benefícios do ovo na dieta cotidiana. 

Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.