Em parceria com a aceleradora IAM, programa oferece 17 semanas de mentorias, treinamentos e encontros com experts do mercado com possibilidade de investimento.
A Casale, líder brasileira na fabricação de equipamentos para pecuária, em parceria com a aceleradora IAM, anuncia nova fase do CasaleTech, um programa de startups que começou em 2021, voltado para o ecossistema de tecnologia e inovação na agropecuária. O Grupo Casale está negociando investimentos em startups e pretende, com a nova rodada do programa, encontrar outras empresas inovadoras para aportar.
Durante 17 semanas, o grupo de startups selecionadas terão acesso a mentorias, conversas semanais com outros founders do CasaleTech ou de programas de outras empresas parceiras da IAM, além de treinamentos de diversos temas imprescindíveis para o desenvolvimento dos seus negócios. Dentre os temas abordados estão marketing e vendas, gestão ágil, provas de conceito (PoCs), uso de inteligência artificial e pitch para investidores. Ao longo do período, a Casale irá aprofundar o relacionamento com as empresas e avaliar as diferentes soluções e seus founders, o que pode resultar em um investimento futuro.
“O agro é o mais importante pilar da economia brasileira e a pecuária precisa dar um grande salto em tecnologia. Estamos em busca de soluções que melhorem processos, facilitem a gestão e melhorem a eficiência em toda a cadeia da pecuária de corte e leite, incluindo a integração lavoura-pecuária. Conectividade no campo, automação, inteligência artificial, rastreabilidade e bem-estar animal são temas fundamentais para garantir a produtividade, sustentabilidade e a lucratividade no campo. Não há restrições a uma tecnologia específica, desde que resolva um problema real”, afirma Mario Casale, conselheiro e responsável pelo CasaleTech.
Para se inscrever, as startups devem acessar a página https://startups.casale.com.br/ e preencher as informações. Em seguida, há um processo seletivo para conhecer a solução, o modelo de negócio e o time de fundadores. Entre outros pontos, as startups precisam ter ao menos um protótipo inicial ou um Produto Mínimo Viável (MVP). Ter CNPJ e faturamento é desejável, mas não obrigatório. O programa é gratuito e equity free, com todos os valores da operação cobertos pela Casale. As inscrições estão abertas e irão até 15 de julho. O programa começa no dia 4 de agosto.
Inovação no DNA – A novidade inicia um momento inédito para o mercado pecuarista brasileiro. A Casale tem mais de 60 anos de história e é reconhecida como referência em inovação ao longo de décadas. Para se ter uma ideia, a empresa foi responsável pela criação do primeiro misturador de ração total da América Latina, em 1984, o que causou uma verdadeira revolução no setor. Já na Agrishow deste ano – feira que Celso Casale deu o nome e ajudou a fundar – a empresa lançou a RX 350 TechBull, que é o maior misturador de ração do mundo, com capacidade de até 17 toneladas. Agora, a empresa passa a ocupar um papel de investidora em Corporate Venture Capital (CVC), buscando gerar diversificação de portfólio e potenciais novos negócios.
“O programa é parte de uma estratégia mais ampla de Inovação Aberta, onde buscamos externamente complementar as habilidades e tecnologias para acelerar o desenvolvimento de novas soluções e aprimoramento das atuais, além de melhorar os próprios processos internos da Casale. Startups são mais ágeis do que negócios tradicionais, o que permite prototipagem, validação e aprendizagem rápidas”, explica Mario Casale.
Para Thiago Christof, diretor executivo da IAM, o projeto leva a Casale a um novo patamar. “O setor agropecuário no Brasil é um dos mais importantes da economia e necessita de novos avanços. Os principais desafios estão na conectividade no campo, aplicações mais tecnológicas, rastreabilidade e sustentabilidade. Estamos ansiosos para encontrar startups com propostas para aprimorar todas essas frentes”, conclui o executivo.
Sobre a Casale – Fundada em 1964, a Casale é uma referência em tecnologia para a pecuária bovina na América Latina, oferecendo misturadores de ração total, distribuidores de ração, colhedoras de forragem e distribuidores de esterco. A empresa lidera o mercado nacional e exporta para países como Argentina, Bolívia, Paraguai e África do Sul. A Casale é uma empresa familiar de gestão profissionalizada, exemplo em trabalho de sucessão familiar. Utiliza o sistema de gestão SAP B1 e é auditada por uma das empresas Big Four, com Conselho Consultivo ativo desde 2019. Ronis Paixão, diretor-presidente desde novembro de 2023, lidera a empresa, junto ao time executivo. Mais informações estão disponíveis em casale.com.br e nas redes sociais @casalebrasil.
Sobre o IAM Founder – O IAM Founder é um programa de residência para startups sediado no SancaHub, em São Carlos (SP). Gratuito e equity free, o programa é voltado para pessoas inventivas de todo o Brasil que desejam desenvolver ou acelerar suas startups em um ambiente de inovação, colaboração e conexões estratégicas. Mais informações: https://iamfounder.com.br/.
Serviço:
- Programa de aceleração de Startups Casale
- Inscrições: https://startups.casale.com.br/
- Prazo:as inscrições estão abertas e vão até 15 de julho.