7 de janeiro de 2016

Câmara Setorial de Carne Bovina discute temas relevantes para o setor

O Brasil está próximo de completar 20 anos sem foco de febre aftosa e o programa nacional de erradicação da doença será revisado. As últimas ocorrências da doença foram registradas no ano de 2006, em Mato Grosso do Sul e Paraná.  O assunto foi debatido na reunião da Câmara Setorial da Carne Bovina, que ocorreu no MAPA, em Brasília, na terça-feira (01/12). Durante o encontro, o ministério apresentou a metodologia e resultados das avaliações junto aos Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária (OESA) sobre a evolução do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA).

Na reunião também foi debatida a proposta de ampliação de exportação de material genético, bem como a importância da Cota HQB 481 (cortes de carcaças bovinas de novilhos e novilhas com até 30 meses de idade, sendo nutridos com matéria seca de pelo menos 1,4% de peso vivo) beneficiando toda cadeia da carne bovina.

Também foi apresentado o standard da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre transporte terrestre de cargas vivas, neste caso para bovinos de corte. Foram abordadas as peculiaridades do animal, manejo e condições de criação, entre outros.

Fonte: CNA, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.