23 de julho de 2017

Bunge publica seus avanços na produção sustentável

Empresa reportou em seu relatório de sustentabilidade 2016 redução de cerca de 33 mil toneladas de emissão de CO2 na atmosfera e reutilizou mais de 51% da água consumida

A Bunge Brasil, uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do país, divulgou a 14ª edição do Relatório de Sustentabilidade, documento que mostra a estrutura de processos e controles, incluindo ética e compliance, que suporta o desempenho socioambiental da empresa nas três áreas de negócios onde atua (Agronegócio, Alimentos & Ingredientes e Açúcar & Bioenergia). A edição 2016, a segunda em nível Comprehensive (o mais elevado nível do padrão GRI), confirma o compromisso da empresa em reduzir o impacto de suas operações.

Somente no ano passado, a Bunge exportou cerca de 420 mil toneladas de soja certificada, um volume 17% superior ao exportado em 2015. A emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultante do processo produtivo deste tipo de grão, é 40% menor do que a emissão padrão, ou seja, a empresa conseguiu evitar que 33.745 toneladas de CO2 fossem jogados na atmosfera.

A companhia deu continuidade à sua política de bloqueio de produtores rurais que não cumprem com compromissos ambientais ou sociais, e inseriu bloqueio quando da constatação de trabalho análogo a escravo. No total, 127 produtores foram bloqueados em 2016, número menor que no ano anterior, o que comprova que está crescendo o compromisso da cadeia produtiva com uma agricultura cada vez mais responsável. Em paralelo, a Bunge Brasil conduziu estudos pilotos de rastreabilidade e análise por satélite em nove regiões consideradas de expansão agrícola da Argentina, Paraguai e Brasil, como parte da política global de não desflorestamento.

A empresa segue fazendo avanços para alcançar uma visão cada vez mais ampliada no que se refere à inclusão e diversidade, não somente em suas unidades, como também nas comunidades onde atua. O programa Comunidade Integrada, da Fundação Bunge, atua no desenvolvimento territorial sustentável, orientando o investimento social privado de acordo com as realidades das comunidades locais, com ações de prevenção, sensibilização e desenvolvimento em conjunto com autoridades de políticas públicas para o combate da exploração sexual infantil. Em 2016, 900 pessoas, entre colaboradores e caminhoneiros, foram capacitados e orientados sobre o combate à exploração sexual infantil; 127 jovens receberam capacitação profissional; a Rede de Proteção Social (junção de diferentes programas de cunho social, que coordenam esforços voltados à assistência da classe brasileira mais carente) foi reestruturada com o apoio de 80 entidades, a política de contratos da empresa foi revisada, incluindo parágrafo sobre combate à exploração sexual infantil, condicionando a manutenção de contratos ao treinamento relacionado ao tema; e a cadeia de valor foi aprimorada, com a formação de multiplicadores em transportadoras. 

No setor de Açúcar & Bionergia, a Bunge continuou o trabalho de redução nas emissões de GEE. Em 2016, 93% da energia consumida nas unidades industriais foram provenientes de fontes renováveis. Por meio da cogeração, um processo que se dá a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar, as oito usinas produziram energia limpa e 100% renovável, sendo que seis delas estavam aptas a exportar para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Na Usina Moema, localizada em uma área de baixa disponibilidade hídrica, a Bunge assumiu com o órgão ambiental competente, o compromisso de redução do consumo de água. No geral, mais de 51% da água consumida pela empresa foi reciclada e/ou reutilizada no ano passado.

A empresa registrou, a exemplo de 2015, uma redução significativa na geração de resíduos sólidos em suas operações industriais, de quase 4 mil toneladas. Além disso, em parceria com a Ultragaz e o Instituto Triângulo, o Programa Soya Recicla consolidou-se como o maior programa de entrega voluntária de óleo de cozinha usado no país, sendo o óleo recolhido utilizado na produção de biodiesel e barras de sabão 95% biodegradável.

“Estamos focados no compromisso de uma gestão baseada na sustentabilidade e transparência. Investimos mais de R$ 20 milhões com proteção ambiental em 2016 e vamos continuar investindo para que todas as nossas operações sejam socioambientalmente sustentáveis e que beneficiem as comunidades locais”, ressalta Raúl Padilla, CEO da Bunge Brasil.

Sobre o Relatório de Sustentabilidade

Divulgado desde 2003, o relatório de sustentabilidade da Bunge Brasil tem em média 70 mil acessos por ano. A empresa foi pioneira em aplicar, desde 2005, as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) e posteriormente, em 2014, passou a aplicá-lo em seu formato completo, chamado abrangente (Comprehensive).

O relatório completo está disponível no website da empresa: http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2017

 Sobre a Bunge

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.