A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) anunciou, durante a feira internacional Anuga 2025, um acordo estratégico com a Meat Traders Association of Singapore (MTAS), que visa fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Singapura no setor de proteína animal. O memorando de entendimento assinado entre as entidades estabelece uma parceria para ampliar o intercâmbio de informações, experiências, além de promover ações conjuntas em áreas técnicas, regulatórias e de marketing de carnes de frango, suína e produtos processados.
Segundo o documento, o acordo prevê uma cooperação contínua na busca por melhorias na qualidade dos produtos, fortalecimento das redes de fornecimento e facilitação do comércio, com apoio de órgãos reguladores como a Singapore Food Agency (SFA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Com vigência inicial de um ano, o memorando tem previsão de renovação automática e servirá como base para futuros projetos de longo prazo, reforçando o papel do Brasil como fornecedor confiável de proteína animal no cenário global.
A iniciativa reforça a posição do Brasil como um dos maiores exportadores de carne de frango e carne suína para Singapura, que atualmente é o nono maior destino da carne de frango brasileira, com mais de 101 mil toneladas embarcadas até agosto deste ano, gerando cerca de US$ 185 milhões em receita. No mesmo período, Singapura importou aproximadamente 55 mil toneladas de carne suína brasileira, produzindo uma receita de mais de US$ 155 milhões.
A assinatura do acordo aconteceu ontem (06/10) ao lado de um memorando semelhante assinado pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Roberto Perosa, voltado ao setor de carne bovina. A ação ocorre enquanto o Brasil reforça sua presença na Anuga 2025, uma das maiores feiras globais de alimentos e bebidas, onde o país montou um espaço de mais de 400 metros quadrados dedicado às suas marcas de alimentos de origem animal, promovendo rodadas de negócio, encontros com stakeholders internacionais e ações de promoção da gastronomia brasileira.
Este movimento simboliza o esforço do Brasil em consolidar sua posição como fornecedor global confiável de proteínas, além de ampliar oportunidades de negócios e fortalecer a cooperação técnica e sanitária com mercados importantes como Singapura, que demonstram grande potencial de crescimento para as exportações brasileiras de alimentos de origem animal.