Brasil abre novos mercados para feijão no Peru e carne em Marrocos

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Os ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Relações Exteriores (MRE) anunciaram nesta terça-feira a abertura de novos mercados para produtos do agronegócio brasileiro. O primeiro anúncio informou que as autoridades sanitárias do Marrocos aprovaram proposta de Certificado Sanitário Internacional que atualiza os requisitos para exportação de carne bovina e autoriza a entrada de miúdos bovinos de origem brasileira naquele país.

O Marrocos tem uma população de cerca de 37 milhões de habitantes e importou do Brasil em 2023 mais de US$ 43 milhões em produtos cárneos. O Brasil foi o segundo maior fornecedor desses produtos ao mercado marroquino. No ano passado, o agro brasileiro exportou ao todo cerca de US$ 1,36 bilhão ao país, com destaque para cereais, farinhas e preparações animais, café e o complexo sucoralcooleiro.

Além de refletir confiança no sistema de controle sanitário brasileiro, a conclusão dessa negociação oferece aos produtores brasileiros oportunidades futuras para ampliação de parcerias comerciais. Com esse anúncio, o agronegócio brasileiro alcança sua 46ª abertura de mercado em 2025.

Também hoje os ministérios anunciaram que os governos do Brasil e do Peru concluíram negociação para a exportação para aquele país de dois tipos de feijão: feijão “azuki” (Vigna angularis) e feijão “caupi” (Vigna unguiculata). Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 755 milhões em produtos agropecuários para o Peru, com destaque para produtos florestais, carne de frango, cereais, óleo de soja e café.

Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança a 47ª e a 48ª aberturas de mercado em 2025, totalizando 348 novas oportunidades de negócios desde o início de 2023.

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