O BioSummit 2024, que começou nesta terça-feira, dia 28, em Campinas, traz em sua programação o Espaço BioInova do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de estimular a produção e o uso de bioinsumos no país. O BioSummit é o principal evento de insumos biológicos da América Latina e está sendo realizado até quarta-feira, dia 29, no Royal Palm Hall. Um dos organizadores do BioSummit 2024, o engenheiro agrônomo e professor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Jerson Guedes (FOTO INTERNA), destaca a importância do Espaço no evento. “O Bioinova integra pesquisadores, startups e investidores, geralmente em congressos científicos, que têm a oportunidade de ampliar este universo além da ciência”, pontua. “No BioSummit, o BioInova está encontrando e integrando outros atores da cadeia dos biológicos, como lideranças do setor, fabricantes, distribuidores, fundos de investimento e construtores de teses e de verticais dos negócios de bioinsumos, além de técnicos, consultores e produtores, pesquisadores e startups dessa cadeia”, afirma.
O Espaço BioInova estimula a interação do ambiente acadêmico com o mercado para promover inovação na área dos bioinsumos agropecuários. O objetivo é unir empreendedores, pesquisadores, empresas e instituições para colaborar, criar e desenvolver soluções que impulsionam o agronegócio sustentável. Localizado na área de negócios do BioSummit 2024, o BioInova será dedicado ao networking e parcerias estratégicas, com atividades como mesas-redondas e workshops, em um ambiente dinâmico para compartilhar conhecimentos e promover o desenvolvimento de soluções para os desafios atuais do setor. Os destaques do espaço são a Maratona de Soluções, com uma série de workshops práticos e sessões de orientação para desenvolver e aprimorar propostas de soluções; Networking Exclusivo, que são espaços para reuniões individuais com especialistas e interações em grupo, promovendo conexões estratégicas entre os participantes; Orientações Especializadas individuais com especialistas em financiamento, empreendedorismo e desenvolvimento de projetos; e Palco BioExpo, com apresentações inspiradoras de casos de sucesso e boas práticas no campo.
O Espaço também visa conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade e do impacto positivo, incentivando a adoção de práticas e tecnologias que contribuam para uma produção mais responsável. Vai promover ainda arranjos para linhas de incentivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e abordar temas como sustentabilidade e rentabilidade, consolidando o pioneirismo do Brasil em soluções biológicas para a agropecuária. Os interessados em participar do BioInova devem se inscrever no link https://bit.ly/3V6PLwt para reservar seu lugar durante o evento.
Inovação e networking
Os participantes estão tendo a oportunidade de apresentar no BioInova projetos inovadores e criativos na área de bioinsumos, com soluções que tragam avanços significativos para a indústria agrícola e promovam práticas sustentáveis. Os projetos apresentados passarão por uma avaliação especializada, envolvendo profissionais renomados e especialistas na área de bioinovação, que darão aos participantes um feedback para auxiliar no aprimoramento e desenvolvimento de suas propostas. A programação também inclui consultoria, com perguntas e respostas e direcionamentos para os arranjos e soluções propostas; workshops e oficinas de ideação e desenvolvimento de projetos para equipes que buscam uma apresentação perfeita e profissional; e pitch reverso e demoday para validação de mercado e feedbacks. Na Arena Colheita de Projetos, workshops práticos e sessões de pitch vão estimular a integração e prospecção de potenciais parceiros para projetos inovadores. Com o apoio do Mapa, Finep e Sebrae, os participantes desenvolvem propostas sólidas e estão preparados para buscar financiamento e apoio para suas iniciativas.
Sobre o BioSummit
O BioSummit é coordenado por um comitê técnico composto por especialistas abrangendo conhecimentos científicos, tecnológicos e industriais, além de experiência na distribuição, comercialização e uso de insumos biológicos. O evento é promovido pela FB Group, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Nacional das Empresas de Produtos Fitossanitários (Aenda), Associação Brasileira de Bioinovação (Abbi), Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha, Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Jaboticabal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), Rede de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Bioinsumos do Rio Grande do Sul (Redeitec Bioinsumos/RS), entre outras entidades nacionais com a participação da indústria.