1 de fevereiro de 2024

BASF e Grão Direto fazem parceria pela agrodigitalização

O ecossistema digital para o setor agrícola da BASF Conecta.ag e a startup Grão direto anunciam parceria para o mercado brasileiro. A iniciativa é voltada para a oferta de soluções digitais, na compra e venda de grãos, para toda a cadeia de agricultores, distribuidores e revendedores. Além disso, a unidade de capital de risco corporativo, BASF Venture Capital (BVC), tornou-se sócia da startup com a saída de um acionista minoritário. Assim como a tecnologia vem promovendo ganhos de produtividade no manejo das safras, quando olhamos para “antes e depois da porteira” também há muitas oportunidades de novos modelos de negócio e inovação. Ampliar as opções para a comercialização e barter digital de grãos no Brasil é o objetivo da parceria com foco nos cultivos de soja e milho, através de um portfólio de produtos e serviços que serão realizados pela Grão Direto e futuramente serão disponibilizados no ecossistema Conecta.ag.

De acordo com Patrícia Ambrósio, Head de Serviços Financeiros e Operações Estruturadas – Digital e Excelência Comercial da BASF, este acordo dá início às atividades do pilar financeiro do ecossistema lançado em 2022, que já conta com um marketplace é um pilar de fidelidade. “O Conecta.ag é um ecossistema digital aberto em que os diversos atores da cadeia agrícola podem integrar sua presença física e online em um único ambiente. A parceria com a Grão Direto tem valor estratégico pela expertise e pioneirismo em soluções nativamente digitais para a comercialização de grãos. Trabalharemos na integração das soluções para as operações de troca e comercialização na jornada do produtor no nosso ecossistema, nosso objetivo é torná-las 100% digitais entregando agilidade e simplicidade na forma de fazer negócios com grãos”, explica Patrícia.

Para Alexandre Borges, CEO da Grão Direto, este é um acordo com uma visão de longo prazo. “Reforçamos o nosso propósito de sermos uma plataforma neutra, independente e aberta a todos os players do mercado. Além disso, a conexão direta e em tempo real entre compradores e vendedores destrava uma série de novos negócios financeiros e logísticos”, ressalta Borges. A startup possui o aplicativo para comercialização digital de grãos mais baixado no mundo, com mais de 300 mil downloads e cerca de 7 mil pontos de entrega/retirada de grãos com precificação em tempo real para diferentes condições logísticas, modalidades e prazos de pagamento. Além disso, mais de 20 milhões de preços são calculados diariamente pelos algoritmos proprietários da plataforma. Nos últimos 12 meses, a startup já atingiu 5 milhões de toneladas de grãos conectados digitalmente, atendendo diferentes públicos: pequenos e grandes produtores rurais, revendas, cooperativas até as grandes tradings mundiais.
Jornada digital dos grãos
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou que a produção de grãos no Brasil na safra 2022/23 foi de 286,5 milhões de toneladas. De acordo com as Projeções do Agronegócio – Brasil 2021/22 a 2031/32 do Ministério da Agricultura, da Embrapa e da Universidade de Brasília, a produção de grãos no Brasil deverá aumentar 36,8% nos próximos 10 anos. Os ganhos de produtividade são consequência da alta tecnificação e adoção de tecnologias para dentro das porteiras das propriedades rurais. No entanto, tal eficiência de produção e crescimento representam desafios quando as produções cruzam as porteiras das propriedades rurais. A jornada digital de comercialização de grãos viabiliza e impulsiona uma série de soluções financeiras, logísticas e comerciais ainda pouco exploradas, mas que hoje já crescem exponencialmente. Além disso, o perfil do agricultor vem mudando e sua presença online está cada vez maior. Isto tem reinventado sua jornada e atraído investimentos em modelos de negócios inovadores, que integram soluções offline com tecnologias digitais. O mercado global de agricultura digital deve crescer em média 15,9% ao ano até 2026, atingindo o valor de US$ 8,33 bilhões, de acordo com a consultoria 360 Research & Reports.

Corporate venture capital
Com a missão de catalisar as mudanças do futuro da indústria, a entrada da BASF Venture Capital no quadro societário da Grão Direto reforça sua atuação na América do Sul em 3 dos pilares da tese de investimento do fundo, que são: AgTechs, digitalização e novos modelos de negócios. “A Grão Direto possui no cerne de sua proposta de valor gerar muita eficiência e conexão para um mercado que hoje tem duas realidades: o mercado físico com seus desafios logísticos e processos analógicos e o mercado financeiro concentrado em bolsas como a de Chicago. Sua plataforma garante transparência das transações, redução de ineficiências para compradores e vendedores, além do acesso de mais agricultores às melhores oportunidades para comercializar suas safras”, comenta Karime Hajar, Gerente de Investimentos da BASF Venture Capital (BVC) para América do Sul.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.