19 de outubro de 2023

Agronutri inaugura parque industrial em Quatro Barras (PR)

Com 58.650 metros quadrados de área, 7.200 metros quadrados construídos, a Agronutri, indústria paranaense do setor de nutrição animal, inaugura ainda em outubro seu parque industrial, com um investimento de R$15 milhões. A unidade conta com tecnologia de ponta, automação e rastreabilidade no segmento de nutrição animal, com foco em alta produtividade. Localizada em Quatro Barras, Paraná, a indústria produzirá e comercializará produtos formulados pelo grupo espanhol Farm Faes, além de produção própria e para terceiros.

Ainda conta com outros serviços como Make to Stock (MTS), fabricação para estoque; Assemble to Order (ATO), montagem sob encomenda; Make to Order (MTO), fabricação sob encomenda; e Engineer to Order (ETO), engenharia sob encomenda, criando uma gama de soluções para seus clientes, tudo devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A produção está estimada em 35 mil toneladas/ano de premix, núcleo vitamínico e concentrados.

A indústria está acompanhada de investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, com soluções inovadoras. A inauguração do parque fabril é mais um passo do projeto que iniciado há dois anos no Brasil. “De lá pra cá, realizamos testes de campo e desenvolvimento de mercado, com isso registramos mais de 20 produtos, entre aditivos e nutracêuticos, dos quais vão fazer mais de 100 fórmulas, que serão reproduzidas em nossa indústria.” afirma o diretor da Agronutri, Fábio Ebrahim (foto abaixo).

A parceria com a empresa espanhola Farm Faes foca no mercado de suínos, pois esse segmento demanda o maior número de pesquisas e desenvolvimento em escala mundial, trazendo toda a tecnologia do grupo para o Brasil. “Produzimos mais de 100 fórmulas diferentes, abrangendo várias fases de desenvolvimento dos leitões. Essas soluções nutricionais visam enfrentar quaisquer desafios nos próximos anos, principalmente contribuindo para o manejo nas granjas sem o uso de antibióticos ou fármacos tradicionalmente empregados”. Ebrahim reforça que as fórmulas atendem às exigências do mercado europeu e os padrões globais. Dessa forma, os suinocultores brasileiros poderão competir de igual para igual com produtores de todo o mundo.

Nutrição de Precisão – A busca por maneiras de otimizar a nutrição dos animais, a fim de garantir o melhor desempenho produtivo e reduzir os custos com alimentação, é uma constante no mercado de nutrição animal. O desenvolvimento de rações balanceadas e o uso de tecnologias que melhorem a conversão alimentar e a digestibilidade dos nutrientes são algumas das estratégias utilizadas para maximizar a eficiência alimentar e, consequentemente, reduzir os custos “A indústria de nutrição animal tem alcançado avanços significativos nos últimos anos, fruto de contínuos investimentos em pesquisas e avanços tecnológicos. Adaptar-se às demandas em constante mudança é essencial para oferecer soluções adequadas a cada necessidade”, explica o diretor.

Com avanços em vários segmentos, a tecnologia também alcança o agronegócio, promovendo mudanças importantes na produção animal. Um exemplo disso é a Nutrição de Precisão na suinocultura, que torna a alimentação de suínos mais eficaz. Esse conceito utiliza o poder da tecnologia para prescrever dietas, fornecendo nutrientes na qualidade e quantidade exatas que o organismo precisa para manter o animal saudável e produtivo.

Segundo um estudo desenvolvido pela Automated Intelligent Precision Feeder System, estima-se que o crescimento na nutrição de precisão pode resultar em uma redução de até 8% dos custos ligados à alimentação de suínos, além de uma diminuição de 40% na excreção de nitrogênio e fósforo, bem como uma redução de 6% nas emissões de gases de efeito estufa. 

A empresa espanhola Farm Faes já trabalha com esta tecnologia há anos e a parceria com a paranaense Agronutri traz essa inovação para o mercado brasileiro. A fabricante trouxe núcleos vitamínicos e fórmulas especialmente elaboradas para leitões em suas fases iniciais de desenvolvimento. Com isso, os criadores de suínos brasileiros passam a contar com produtos inovadores, elaborados com ingredientes naturais, bioativos e livres de fármacos, que atendem às exigências do mercado europeu há alguns anos.

 

Sobre a AgronutriFocada no mercado de nutrição animal, com alta produtividade, indústria 4.0, tecnologia de ponta, automação, rastreabilidade e localização privilegiada, a Agronutri é uma empresa completa no segmento de Nutrição Animal, em especial de suínos. Buscando soluções inovadoras, os produtos da indústria são todos nutracêuticos, livres de qualquer fármaco, seguindo todas as normas atuais de proteínas animais.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.