19 de outubro de 2023

AgroBIT vai reunir grandes nomes da inovação no agro brasileiro

Em sua quinta edição, o AgroBIT Brasil reúne produtores, cooperativas, pesquisadores, startups, investidores e representantes da agroindústria, entre outros membros do ecossistema de inovação agro, nos dias 7 e 8 de novembro, em Londrina (PR). Com entrada franca, as inscrições estão abertas no site www.agrobitbrasil.com.br .

A programação conta com painéis e palestras em três palcos simultâneos, com temas como: aumento de rentabilidade nas culturas de soja, milho e trigo; tokenização no agro; tecnologias para impulsionar a sustentabilidade na produção; grãos digitais; bioinsumos, clima e rentabilidade na pecuária, entre outros. 

Entre os destaques estão Alan McCracken, consultor irlandês radicado nos EUA, que vai falar sobre aplicações de insumos com drones sem o uso de água; Maria Pilar Viela, que vai abordar os desafios e oportunidades da transformação digital no agro; e Stanley Oliveira, da Embrapa Agricultura Digital, com o tema: “Como soluções digitais potencializam a sustentabilidade do setor agropecuário”.

Segundo McCracken, a aplicação com drone UBV (sem água) utiliza apenas 5 litros de produto por hectare, as aplicações independem de umidade e temperatura e há o maior rendimento dos equipamentos. “Com o uso de menos água melhora o rendimento das máquinas e permite que mais hectares sejam pulverizados por dia. Além disso, essa tecnologia promove melhor penetração e cobertura, permitindo um controle de pragas mais efetivo e consequente aumento de produtividade.”

Oliveira destaca que sua palestra vai enfatizar que o agrodigital é uma das megatendências do agronegócio para 2030. “A taxa de crescimento anual do mercado global de agricultura digital deve ficar em 9,6% entre 2022 e 2028, de acordo com a AgGateway. Também mostraremos que há um gap muito grande entre profissionais formados pelas universidades e a demanda real de mercado. Em particular, no Brasil a tecnologia é responsável pelo crescimento de 60,6% do Valor Bruto da Produção.”

Ele afirma que vai mostrar pelo menos um caso de sucesso do uso de tecnologias digitais para potencializar a sustentabilidade, reduzir riscos e assegurar a produtividade agrícola. “Vamos também ressaltar que as simulações prévias de cenários economicamente viáveis e que podem representar uma ameaça ao produtor são importantes para o planejamento, redução de perdas e aumento de rentabilidade e de produtividade.”

Programação simultâneaAlém das palestras no palco principal, a programação conta  com minicursos práticos; AgroBIT Carreira: trilha de aprendizagem para uma jornada de sucesso no agro; Smart Farm AgroBIT Conecta: uma imersão no empreendedorismo brasileiro; Prêmio Produtor Rural 4.0: premiando os produtores rurais mais inovadores; Encontro de Gestores de TI no Agro; Academia para mulheres do Agro, além de estandes com as principais empresas do setor, exposição de máquinas e sala de networking. 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.