22 de março de 2021

Agricultura 4.0 – Empresas inovam e levam eficiência ao trabalho do campo

Cada vez mais a tecnologia está presente no dia a dia das organizações e no agronegócio não é diferente. A transformação digital e a profissionalização do campo vêm trazendo soluções para problemas reais do setor e gerando impactos positivos para produtores e pecuaristas de todo o mundo. Para se ter uma ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumulou avanço recorde de 24,31% em 2020, de acordo com cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), realizados em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A agricultura digital, também chamada de agricultura 4.0, tem automatizado processos – tornando os negócios cada vez mais competitivos – , e impulsionado o surgimento de startups com soluções digitais que otimizam os resultados na área. Segundo a StartupBase, base de dados do ecossistema de startups elaborado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), existem 346 AgTechs atualmente no país. Em janeiro do ano passado o número estava em torno de 322.

Se por um lado quem trabalha no campo deve continuar apostando em ferramentas que ajudam a manter a produtividade em ritmo crescente, por outro, proprietários de empresas agrícolas precisam contar com o apoio de softwares para serem mais assertivos nas tomadas de decisões, principalmente em épocas de crises. Tecnologias voltadas para a gestão do agronegócio servem para automatizar processos, mas mais que isso: elas são indispensáveis para quem tem a intenção de transformar informações da propriedade em conhecimentos seguros.

Para que as startups continuem ganhando escalabilidade, fundos de investimentos têm olhado com atenção para o segmento, com o objetivo de transformar pequenos negócios em companhias grandes e de alto impacto. Ao mesmo tempo, entidades setoriais devem participar da produção tecnológica do país por meio de investimentos em P&D para fomentar ambientes voltados para a inovação. Hubs do ecossistema conectam produtores, startups, universidades e investidores, sendo o principal elo de aliança entre quem tem uma propriedade e quem oferece soluções em diferentes estágios de maturação.

Pensando nisso, reunimos quatro empresas de tecnologia e inovação que vêm acelerando a transformação no agronegócio e trazendo praticidade e eficiência. O futuro do setor já começou e é preciso estar atento às tendências:

Bloxs Investimentos
Fundada em 2017 pelos empreendedores Felipe Souto e Rafael Rios, a Bloxs Investimentos é uma plataforma de crowdfunding pioneira em investimentos alternativos no Brasil, que tem como objetivo aproximar os investidores individuais de projetos da economia real. A fintech tem como missão democratizar o acesso a investimentos alternativos de alta qualidade, a partir de operações 100% online com a regulamentação da CVM, conforme a instrução 588 do órgão, conectando investidores que desejam rentabilidade e diversificação com empreendedores que buscam acesso ao mercado de capitais em diversos segmentos, como por exemplo, o agronegócio.

Elevor
A scale-up é uma franqueadora do Rio Grande do Sul que desenvolve softwares de gestão empresarial para os mais variados segmentos com objetivo de automatizar processos, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência operacional das empresas. Com mais de 1.300 clientes em 20 estados do país, a companhia tem em seu portfólio, o ERP360Agro, voltado para a gestão empresarial do agronegócio.

Orchestra Innovation Center
Fundada em 2019 pela empreendedora Nathália Secco, a Orchestra Innovation Center é um centro de inovação para o agronegócio e desenvolve programas para startups, corporações, investidores (mundiais) e agricultores (locais) para dar acesso à transformação digital no campo.

SGA TI em Nuvem
Empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios, a SGA TI em Nuvem cria soluções por meio de novas tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial transformando todas as áreas e o negócio. No setor agrícola, a ferramenta permite que o agricultor acompanhe todas as etapas de produção, como plantio, armazenamento e distribuição, em qualquer dispositivo e local. Por meio dela, os profissionais do setor conseguem otimizar processos, melhorar a eficiência nas operações, garantir mais agilidade e ajudar a resolver desafios reais, diminuir as fricções dos processos internos das corporações e aumentar a escalabilidade para o crescimento e expansão.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.