Fase inicial do projeto foi concluída e contemplou a entrega do diagnóstico ESG da companhia, com Score ESG e matriz de materialidade, além da realização de seu primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa.
A ADAMA, uma das líderes globais em proteção de cultivos, avança em sua jornada ESG em parceria com a TOTVS Consulting, consultoria da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil. A primeira fase do projeto contemplou a entrega do diagnóstico ESG da companhia, com seu Score ESG e a elaboração da sua matriz de dupla materialidade, ou seja, como o negócio impacta e como é impactado. Paralelo a essa atividade, a ADAMA também realizou seu primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE).
“A sustentabilidade ganha cada vez mais relevância nos negócios da ADAMA globalmente e, consequentemente, em nossas operações no Brasil. Foi por isso que meses atrás firmamos uma grande parceria com a TOTVS Consulting para nos apoiar em nossa jornada de estruturar uma agenda ESG consistente. Acabamos de concluir a primeira fase do projeto, que contou com um grande engajamento da alta liderança e a colaboração de diferentes áreas da companhia. Durante esta primeira etapa, obtivemos uma grande riqueza de dados, que contribuíram para as definições estratégicas e ambições para a agenda ESG da ADAMA. Contar com apoio da consultoria especializada da TOTVS Consulting em todo o processo está sendo muito positivo”, comenta Roberson Marczak, gerente de Sustentabilidade e Inovação da ADAMA.
A primeira etapa do projeto envolveu a realização do diagnóstico ESG da ADAMA. Para isso, a TOTVS Consulting realizou uma ampla consulta com sete diferentes grupos de stakeholders internos e externos da empresa, como colaboradores, distribuidores, cooperativas, agricultores, etc. Os dados coletados serviram como base para a construção da matriz da materialidade (dupla materialidade) da ADAMA, que considera de que forma as questões de sustentabilidade afetam a companhia e de que forma os negócios geram impactos nas pessoas e no ambiente.
Como resultado, a matriz evidenciou temas materiais nos quais a ADAMA já tinha atuação, assim como apontou novos temas que a companhia deve trabalhar de forma mais efetiva em sua agenda ESG. O diagnóstico também apontou o Score ESG da companhia, que mostrou que a ADAMA já saiu da etapa de uma atuação ESG pautada no compliance para uma atuação de fato tática em relação à pauta ESG. A primeira fase da jornada ESG da ADAMA englobou ainda a realização do primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) da companhia, que proporcionou a visibilidade em relação a suas emissões e estudo para construção de um plano de ação para mitigação.
“Durante esta fase inicial, tivemos a oportunidade de identificar diferentes iniciativas de ESG que já trabalhávamos na companhia de forma sólida, como o ADAMA C.U.I.D.A., nosso Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas, programa voltado para capacitação de agricultores, o desenvolvimento de formulações inteligentes, a criação de um portfólio de biossoluções; além do Instituto ADAMA, que atua com crianças e adolescentes da comunidade do entorno da empresa, promovendo educação e inclusão. Contudo, sabemos que é preciso expandir nossa atuação, e como nosso próprio Score ESG indica, estamos no caminho para isso. Realizar este diagnóstico foi fundamental para saber onde estamos agora para podermos traçar uma estratégia de onde queremos chegar”, finaliza Marczak.
Como próximos passos, serão implementadas as recomendações e diretrizes elaboradas pela TOTVS Consulting a partir da análise criteriosa de riscos e oportunidades, alinhados com os temas materiais. Assim, serão definidos os objetivos, metas, indicadores e o portfólio de projetos que trarão ainda mais consistência para a agenda ESG da ADAMA.
“Incorporar a agenda ESG à estratégia e ao plano dos negócios passou a ser fundamental para a sustentabilidade de todas as empresas, mas muitas ainda sentem dificuldade em planejar e tirar os projetos do papel. Neste contexto, é muito gratificante poder apoiar a ADAMA nessa jornada, auxiliando a companhia não só a estruturar suas iniciativas de ESG sob uma visão mais estratégica, como também auxiliar em processos como mapeamento de novas oportunidades de negócios e a definição de indicadores estratégicos. Estamos animados para as próximas fases desta jornada!”, comenta Marco Cafasso, diretor-executivo da TOTVS.
Para saber mais sobre a TOTVS Consulting, acesse.
Sobre a TOTVS
Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem.
Nos últimos 5 anos, a companhia investiu aproximadamente R$ 2,5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender, de maneira cada vez mais especializada, empresas de 12 segmentos da economia, tornando-se um trusted advisor de seus clientes. A TOTVS acredita no “Brasil que FAZ” e apoia o crescimento sustentável de milhares de negócios e empreendedores em todo país e em outras diversas regiões da América Latina. Para mais informações, acesse o site.