Entidade também participa de dois painéis de debate; programação inclui ainda ativações no estande e rodadas de negócios entre associadas e profissionais do setor de reciclagem.
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) estará presente na 11ª edição da ExpoCatadores, considerada o maior ponto de encontro do país para interação entre trabalhadores da reciclagem, setor privado e setor público. O evento ocorre no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de dezembro, e marca o lançamento oficial da campanha “Vamos Falar Sobre Plástico”, uma iniciativa da entidade para promover o diálogo sobre o papel socioeconômico desse material e os caminhos para uma economia circular sustentável.
“Vamos falar sobre plástico” integra a agenda ESG da Associação. Com a iniciativa, a Abiquim pretende evidenciar as dimensões social, econômica e ambiental da cadeia produtiva desse material. A proposta é fomentar um modelo de produção sustentável, que combata a poluição plástica sem comprometer o desenvolvimento do país ou a redução da desigualdade social.
Dados do Atlas da Reciclagem 2023 mostram que a recuperação de resíduos sólidos é mais do que uma necessidade para preservação do meio ambiente, ela é também um mecanismo de transformação social, que promove inclusão, geração de emprego e renda, e redução das desigualdades. No Brasil, nove em cada 10kg de embalagens recicladas chegam à indústria de reciclagem por meio do trabalho dos catadores.
O estudo também revela que o Parque Industrial de Reciclagem Solidária, composto por aproximadamente 1,4 mil galpões, gera mais de 55,2 mil postos de trabalho. Isso se reflete na qualidade de vida de trabalhadores frequentemente invisibilizados, com impacto direto no empoderamento feminino. Segundo o levantamento, 56% dos catadores associados a cooperativas são mulheres e 74% do total dos profissionais do setor têm escolaridade até o ensino fundamental completo.
“Acreditamos em soluções que conciliem benefícios sociais, crescimento econômico e preservação ambiental. Estamos comprometidos em alcançar o equilíbrio entre produção e reciclagem, incentivando a economia circular e garantindo o cumprimento das metas estabelecidas na agenda global para sustentabilidade”, explica André Passos Cordeiro, presidente executivo da Abiquim.
“Vamos falar sobre plástico” tem como objetivo engajar não só os cidadãos, mas instituições governamentais, indústrias, associações e formadores de opinião na discussão sobre combate à poluição plástica. No estande da Abiquim, na ExpoCatadores, os visitantes poderão assistir ao vídeo manifesto da campanha, que apresenta inovações tecnológicas para o setor, além de dados concretos e materiais informativos sobre o uso e o impacto ambiental do plástico. (Assista ao vídeo)
A ação também conta com o portal www.vamosfalarsobreplastico.org.br, onde é possível conhecer mais sobre a história desse material; logística reversa e exemplos de iniciativas bem-sucedidas para promover a economia circular; projetos de inovação para as melhores práticas em reciclagem e reutilização; além das principais regulamentações brasileiras sobre o uso e descarte de plásticos, entre outros tópicos. O portal estará disponível no estande da Associação para que os visitantes naveguem de forma interativa.
Painéis – Com o tema “Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”, a 11ª edição da ExpoCatadores traz para o debate o futuro da reciclagem no Brasil. Organizado pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e a Unicatadores, o evento contará com palestras, painéis e apresentações sobre novas tecnologias que estão transformando o setor.
Na quarta-feira (18/12), das 15h às 17h30, o presidente executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, participa do painel “Construindo o Tratado Mundial do Plástico – balanço das negociações para diminuição plástica nos oceanos e quais as implicações e oportunidades para o trabalho dos catadores e catadoras”. O debate ocorre na Sala 2 e vai trazer um panorama da atuação brasileira nas tratativas para o acordo global para a eliminação da poluição plástica, reunindo representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), Ministério das Relações Exteriores, entre outros especialistas no tema.
Na quinta-feira (19/12), às 12h30, o painel “Novas Tendências na Cadeia da Reciclagem e Acesso a Mercados” abre a programação de debates da ExpoCatadores, na Sala 01, com a participação da coordenadora de economia circular da Abiquim, Carolina Ponce de Leon. Junto a representantes da Fundação Banco do Brasil, BNDES, Sebrae, Petrobras, Itaipu Binacional e outras instituições, ela vai apresentar as ações da entidade para estimular a transição de processos lineares para circulares, com foco no desenvolvimento sustentável, abrangendo os pilares ambiental, social e de governança.
Ativações – Ao longo da ExpoCatadores, o estande da Abiquim será um ponto estratégico para fomentar negócios e networking. O espaço contará com rodadas de negociação com cooperativas de catadores para compra de PET, realizadas pela Indorama, além de promover um ambiente ideal para oportunidades de colaboração e parcerias diversas.
Serviço:
- 11ª ExpoCatadores
- Quando: de 18 a 20 de dezembro de 2024
- Onde: Anhembi, São Paulo
- Campanha “Vamos Falar Sobre Plástico”
- Site: vamosfalarsobreplastico.org.br
- Assista ao vídeo: LINK
Sobre a Abiquim – Completando 60 anos em 2024, a Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A Associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha e contribui ativamente para as mudanças na legislação em prol da competitividade e desenvolvimento do setor e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. Ao longo dessas seis décadas de existência representando o setor químico, a Abiquim segue com voz ativa, dialogando com seus stakeholders e buscando soluções para que a indústria química brasileira faça o que vem fazendo de melhor: ser a indústria das indústrias.
Sobre a Indústria Química- Provedora de matérias-primas e soluções para diversos setores econômicos – agricultura, transporte, automobilístico, construção civil, saúde, higiene e até aeroespacial – a indústria química instalada no Brasil é a mais sustentável do mundo. Para cada tonelada de químicos produzida, ela emite de 5% a 51% menos CO2 em comparação a concorrentes internacionais, além de possuir uma matriz energética composta por 82,9% de fontes renováveis – no mundo, essa média é de 28,6%. Esta marca só foi possível graças a uma série de pesquisas, inovações e melhorias que foram introduzidas pela química ao longo dos anos, paulatinamente, como a eletrificação de equipamentos e produção in loco de energia renovável, bem como a migração de fontes fósseis para insumos alternativos, como o etanol.