Na manhã desta quinta-feira (03/07), a Embrapa Cerrados celebrou seus 50 anos com uma solenidade que reuniu autoridades, pesquisadores e representantes de instituições parceiras no auditório Wenceslau Goedert, em Planaltina (DF). Ao longo de cinco décadas, a Embrapa Cerrados tem transformado ciência em soluções sustentáveis, consolidando o Cerrado como um dos pilares do agronegócio brasileiro e da segurança alimentar global.
Durante a cerimônia, instituições que contribuíram para essa trajetória foram homenageadas, entre elas, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Representando o Presidente da entidade, Gabriel Garcia Cid, o membro do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ Adriano Varela Galvão participou do evento e recebeu a homenagem em nome da associação. A placa entregue à ABCZ traz a seguinte mensagem: “Pelo compromisso, empenho e parceria que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura no Cerrado, uma região estratégica para o Brasil”.
Em mensagem oficial, o Chefe-Geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, ressaltou a importância das instituições parceiras: “Nenhuma tecnologia floresce sem enraizamento local. Foi com a força das parcerias nacionais que conseguimos chegar cada vez mais longe. Nossos parceiros são verdadeiros embaixadores da ciência em campo”.
A parceria entre a ABCZ e a Embrapa Cerrados teve início em 2013, com a implantação da Unidade de Referência Tecnológica (URT) na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, em Uberaba (MG). O espaço abriga projetos voltados à Integração Lavoura-Pecuária (ILP), à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), à recuperação de pastagens e ao lançamento de novas cultivares de forrageiras, iniciativas que fortalecem a atuação conjunta em prol da inovação no campo.