23 de outubro de 2024

Ministro da Agricultura da Nova Zelândia faz visita oficial ao Brasil

Agenda do ministro Todd McClay em São Paulo incluiu encontros com empresas da Nova Zelândia que atuam no país e marcou os 60 anos de relações diplomáticas entre as duas nações.

 

Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o ministro neozelandês Todd McClay, responsável pelas pastas da Agricultura e do Comércio, cumpriu agenda em São Paulo ontem (22/10). Ele visitou a sede do governo paulista, onde se reuniu com o vice-governador Felício Ramuth, e participou de evento com executivos de empresas da Nova Zelândia e clientes brasileiros. A Nova Zelândia foi incluída pelo Brasil como nação convidada especial, para a 19ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos 20 (G-20). O Ministro destacou essa como uma grande oportunidade para se engajar com as maiores economias do mundo.

Em sua agenda na capital paulista, o ministro McClay declarou na noite de terça que o governo da Nova Zelândia deseja dobrar o valor das exportações de seu país nos próximos 10 anos e destacou a importância da América Latina e do Brasil como parte desse objetivo, dadas as significativas oportunidades de negócios na região para as empresas neozelandesas.

“As empresas neozelandesas que atuam no Brasil estão expandindo seus negócios e estabelecendo vínculos duradouros com clientes brasileiros e dos demais países da América Latina”, destacou. “Esse movimento é muito positivo e demonstra o crescimento da atuação da Nova Zelândia em diversos setores estratégicos, como agricultura, tecnologia da informação e indústria”, disse McClay em evento em São Paulo.

A proximidade das relações da Nova Zelândia e o Brasil em cenários internacionais, como na Organização Mundial do Comércio (OMC) e nas Nações Unidas, em questões globais como agricultura, liberalização do comércio, desarmamento nuclear, direitos humanos, mudança climática, igualdade de gênero e questões indígenas, são marcos da relação bilateral. O Brasil é membro do Acordo Global de Comércio e Gênero (GTAGA), tendo aderido no início de 2024. O Ministro McClay é o atual presidente do GTAGA.

Durante o encontro na capital paulista, com empresas neozelandesas atuantes no Brasil, o ministro McClay comemorou o fortalecimento das relações comerciais. “É gratificante estar aqui e contribuir com a visibilidade à inovação das empresas neozelandesas”, disse. “Nossas tecnologias pioneiras são construídas por meio de um trabalho colaborativo que oferece produtos e soluções de excelência para todo o mundo”, afirmou.

Ainda na ocasião, as empresas da Nova Zelândia, que atuam em diferentes setores da economia, como agronegócio, tecnologia, genética, indústria, entre outros, anunciaram acordos e parcerias locais que ampliam suas operações no Brasil. Entre as companhias participantes, estavam a AD Instruments, AROA Biosurgery, Framecad, Gallagher Animal Management, Les Mills e Tait Communications.

Todd McClay é o ministro das pastas da Agricultura, Florestas, Caça e Pesca e Comércio. Ele é membro do parlamento neozelandês por Rotorua, desde 2008. Anteriormente, Todd foi diplomata e embaixador das Ilhas Cook e Niue na União Europeia. Todd McClay trabalhou no setor empresarial na Europa, bem como em governo e relações públicas internacionalmente.

Sobre a New Zealand Trade & Enterprise – A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE) é a agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia. Sua atividade principal é oferecer suporte para que os negócios do país gerem alianças estratégicas e fomentem relações comerciais em nível internacional. Por meio de uma rede de 55 escritórios, a NZTE conecta os empreendimentos da Nova Zelândia ao mundo, compartilhando oportunidades, conhecimento, experiência e contatos. Para mais informações, acesse: https://www.nzte.govt.nz

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.