Acredito que muitos de vocês já devem ter ouvido falar em Feedback.
No sentido literal, o termo Feedback significa “retroalimentação”. Representa o retorno de uma mensagem enviada por um emissor a um ou mais receptores.
O que percebemos é que em grande parte das empresas temos a ausência completa de Feedback, que é originada principalmente por conta de nossa cultura.
No Brasil, assim como na maior parte dos países latinos, não temos a cultura de falarmos sobre as deficiências das pessoas. Temos a tendência de reforçar somente os pontos positivos e, raramente falamos sobre o que o outro precisa melhorar. Digo sempre em minhas palestras e treinamentos que a ausência de Feedback dentro das organizações, principalmente o de melhoria, gera a ausência de comunicação com um grupo.
Pela minha experiência como ex-executiva e hoje como Consultora, observo que a origem desse problema está em como receber Feedback. As pessoas tendem a dar um “contra Feedback”, pois a nossa cultura não aceita críticas.
Para falarmos um pouco mais a fundo sobre isso, vou separar o Feedback em duas partes: a primeira, como Receber o Feedback e a segunda, como Dar um Feedback.
Como Receber Feedback
Costumo dizer sempre para meus clientes que o Feedback é um presente!
Imagine uma situação no seu aniversário, quando você recebe um presente de um amigo, mal embrulhado e, quando você o abre se surpreende com uma camisa roxa com bolinhas amarelas. O que você diria a quem te deu esse presente? Que coisa horrível!
Provavelmente não, pois assim não receberia mais nenhum presente desse amigo. Você agradeceria mesmo sem ter gostado daquele presente.
Pois bem, é isso que quero dizer com “receba o Feedback como um presente”. Por mais que o Feedback venha de forma mal estruturada, com palavras inadequadas, você está tendo a oportunidade de saber qual o impacto que você gera nas pessoas para que no futuro, possa melhorar e desenvolver sua performance.
Então como agir? A melhor forma de receber um Feedback é adotar uma postura totalmente egoísta, ou seja, pense somente em você, mantenha o foco única e exclusivamente em você!
O ideal nesta situação é refletir sobre o que o outro está te trazendo de percepção. Nem sempre o Feedback é 100% verdadeiro, pois ele é baseado na percepção e recorte de realidade uma outra pessoa, entretanto, ele retrata como os outros te veem e te percebem.
Não adote uma postura reativa. A tendência de muitas pessoas é negar ou se justificar em relação ao Feedback recebido, com receio de demonstrar suas fraquezas. Neste caso, o que acaba acontecendo é que as pessoas se sentirão mal em te dar outro Feedback em outras situações, já que você não costuma aceitar, sempre tentando justificá-lo de alguma forma.
Está aí uma oportunidade que você perderá para crescer e se tornar um profissional melhor.
Lembre-se, não existe certo ou errado, o que existe são percepções.
Como dar o Feedback
Nesta situação, adotem uma postura totalmente altruísta, ou seja, pensem somente no outro.
O mais importante aqui é se ausentar de qualquer tipo de julgamento. O Feedback baseado em julgamentos não contribui para o crescimento das pessoas. Pelo contrário, pode subestimar e causar reações de recusa e contestação por parte de quem o recebe.
Tenha a consciência de que um Feedback tem o objetivo de agregar e não de criticar. O Feedback ofende ou causa desentendimento quando não é bem oferecido.
Frases do tipo: “Você é muito agressivo”, é um julgamento claro e um ponto de vista individual.
O Feedback é uma das melhores ferramentas para os Líderes desenvolverem pessoas. Por isso, faço aqui um convite para que experimentem essa ferramenta e colham os frutos que crescerão dentro de suas organizações.
Sucesso!