Com foco no bem-estar animal, startup entrega assistência a pequenos estabelecimentos, oferece melhor experiência aos tutores de animais e e gera economia de R$ 23 milhões para varejistas.
Mais qualidade de vida para os pets. Esse é o foco da Woof Para Pet Shops, um pacote de soluções para que estabelecimentos locais possam oferecer uma experiência pet-cêntrica conveniente para todos os clientes – tutores e seus animais de estimação. “O propósito é transformar a compra para animais de estimação num ato de cuidado”, afirma Caetano Altafin, CEO da empresa. Primeiro marketplace pet-cêntrico de produtos voltado para animais de estimação, a Woof combina o atendimento personalizado focado no pet com uma programação de pedidos com entrega grátis, através de sua rede de pet shops afiliados. Toda experiência on e offline é pautada nas necessidades específicas do animal de estimação do usuário. “Queremos ser o melhor amigo dos pet shops e o melhor amigo dos pets”, ressalta Altafin.
Desde a infância, os fundadores são tutores de animais de estimação e sentiam muita falta de ter uma experiência de compra de produtos pet que fosse mais cuidadosa e conveniente. Ao conversarem com pet shops locais, eles viram a necessidade desses estabelecimentos incrementar e otimizar o atendimento que oferecem. A Woof, que já é um canal de vendas online sem custo para pet shops locais, agora pretende contribuir para que eles economizem e faturem mais.
Com a plataforma, os estabelecimentos parceiros já economizaram mais de R$ 23 milhões até hoje. Com mais de três mil afiliados, a startup formou a maior rede de pet shop parceiros do Brasil e, hoje, é o único pet shop online do Brasil com entrega grátis e no mesmo dia em mais de 270 cidades.
Como a Woof para Pet Shops funciona?
A startup entrega um site sem custo para a pet shop, com a marca própria ou com a marca da Woof, que permite que ele venda produtos por assinatura. A plataforma recebe o pedido online, fornece o atendimento com especialistas em comportamento, veterinários, nutricionistas, além de atendimento com acessibilidade por libras, e passa a venda dos itens para o pet shop local, que, com toda essa estrutura e assistência, passa a conseguir competir com grandes redes e megastores. “Além do pet shop local se tornar competitivo, o cliente que antes não recebia um atendimento mais personalizado e assertivo, agora pode comprar com conveniência e com a melhor experiência para o seu pet”, explica Altafin.
Além da transformação digital, o pet shop parceiro recebe um upgrade estrutural, como a maquininha da Stone (parceiro da iniciativa), com as melhores condições no mercado, que conseguem negociar devido ao grande volume de pet shops afiliados. Também é disponibilizado aos filiados um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) totalmente integrado com a maquininha, inteligência de negócios incluída no site. E, por último, um banho de loja, que transforma a experiência no ponto de venda, idealizado pelo próprio time de branding e expansão, com a presença da marca da Woof. Ou seja, o time de marketing da Woof se torna parte do time daquele pet shop. “O pet shop sai de um universo em que ele está sozinho e ganha um time de consultores, executores e de marketing em todas as dimensões para colocá-lo no jogo”, reforça o CEO.
Altafin também ressalta que, para se destacar no segmento, é preciso melhorar a experiência de compra de produtos pet e nutrir o comportamento do tutor com informações relevantes sobre animais de estimação. “Também é interessante pensar no desenvolvimento sustentável do setor. E, ao prestar apoio aos pet shops locais, que representam mais de 40% da indústria (frente às megastores, que, apesar dos avanços, ainda representam 15%), também contribuímos para isso”, finaliza Altafin.
Equipe
Atualmente, são 30 colaboradores, sendo aproximadamente um terço deles na área de tecnologia, operações, administrativo e comunidade, entre eles:
Caetano Altafin, CEO
Caetano Altafin é consultor, advogado, empreendedor, remador e palestrante dedicado aos temas de liderança, gestão, inovação e governança corporativa. É Mestre (LL.M.) em Direito em Harvard (EUA) e Alumni da Fundação Estudar e do Instituto Ling. Possui especialização em finanças pela London Business School (UK) e do ordenamento jurídico norte-americano em Yale (EUA). É registrado como advogado no Brasil e no Estado de Nova Iorque (EUA). Possui mais de 15 anos de experiência como empreendedor e gestor em organizações e projetos em quatro continentes em diversos setores (venture capital, varejo, consultoria e prestação de serviços), bem como em organizações sem fins lucrativos. São mais de 10 anos de experiência nos setores privado e público como consultor e advogado especializado em governança corporativa e operações societárias e de financiamento. Participou de investigações e do estabelecimento de programas de compliance de multinacionais em preparação para operações de mercado. É remador oceânico e, em 2015, se tornou o primeiro brasileiro a cruzar o Atlântico Norte a remo. Caetano é um dos personagens do documentário “Romance de Formação”, lançado em 2011. Membro de grupos de trabalho do IBGC, é fluente em inglês e espanhol e nativo em português.
Marcela Grezes, CMO
Marcela é formada pela PUC-Rio e fez intercâmbio em Georgetown, onde participou do grupo Women in Leadership e da United Nations Association. Especialista em comportamento animal, Marcela apresentou o GoApp no Web Summit 2018, Dublin Tech Summit 2019 e TNW 2019 e levou o GoApp a ser selecionado entre mais de 1000 empresas para estar no programa de aceleração do 360Lab na Áustria.
David Jourdain, CTO
David tem se concentrado em projetos de software livre desde 1998 e atua como desenvolvedor e gerente sênior desde então. É membro fundador do TDF (LibreOffice). Possui mais de 12 anos de experiência como professor em Engenharia de Software e Sistemas, Construção de SO e Arquitetura de SO. Palestrante em mais de 100 congressos de TI e autor de artigos técnicos sobre Desenvolvimento de Software / AI / SAT> IP + IP Streaming.
Sobre a Woof
A startup nasceu inicialmente sob o nome de GoApp.Pet, em 2018, como uma plataforma de adoção de animais. No entanto, desde a infância, os fundadores são tutores de animais de estimação e sentiam falta de ter uma experiência de compra de produtos pet que fosse mais cuidadosa e conveniente. Assim, criaram uma solução que otimiza esse processo. A Woof é o primeiro marketplace de produtos voltado para animais de estimação. Com o propósito de transformar a compra para animais de estimação num ato de cuidado, a Woof combina a programação de pedidos com entrega grátis através de sua rede de pet shops afiliadas e um atendimento personalizado focado no pet.
O Woof Para Pet Shops não é um modelo de franquia. A Woof recebe royalties por vendas online, chegando a 12%, mas envia as vendas online para aquele pet shop parceiro e oferece muitas economias operacionais, já que oferecem o site e as soluções de ERP gratuitamente, dentre outros aspectos. Também recebem um percentual das vendas offline dos petshops que recebem pelo banho de loja e a licença para operar a marca Woof, chegando a 8%.
Também possuem um marketplace B2B (shop.woof.pet) em que reúnem as promoções dos fornecedores e distribuidores e divulgam para a rede de pet shops afiliados. Assim, o pet shop compra produtos de inventário com até 80% de desconto, como se fosse um clube de compras. Logo, esse pet shop consegue vender com um preço ainda mais atrativo porque consegue comprar mais barato, ganhando competitividade.
A Woof já recebeu cerca de R$9 milhões em investimento. São investidores BR Angels, GV Angels, Anjos do Brasil, Urca Angels, Equity Rio, Spin Capital, Garan Ventures, Cacau Capital e executivos, empreendedores e profissionais líderes de seus mercados de atuação. Em 2021, faturou R$ 2,2 milhões bruto e ajudou seus pet shops afiliados a economizar mais de R$10 milhões. Com o Woof para Pet Shops colocando os afiliados para faturarem mais e ocuparem mais espaço no mercado, a perspectiva de faturamento é de cerca de R$ 10 milhões em 2022.