7 de abril de 2021

Setor pet fatura 40,8 bilhões em 2020

O mercado pet brasileiro concluiu o ano de 2020 com um faturamento de 40,8 bilhões. O balanço completo foi calculado pelo Instituto Pet Brasil. Pet shops de pequeno e médio porte (com até 19 funcionários) respondem a praticamente metade de toda a movimentação (48,4%, ou R$ 19,7 bilhões). Em seguida vêm as clínicas e hospitais veterinários, com 17,9%, ou R$ 7,3 bilhões. Levando em consideração todos os segmentos, o valor de fechamento do ano é 1,7% mais alto do que a última projeção divulgada, que contabilizava até o terceiro trimestre de 2020.

Os números mantêm o Brasil como um dos principais mercados pet do mundo. O país permanece no top 3 do ranking mundial, atrás somente de EUA (1º) e China (2º). “A pandemia afetou todos os setores da economia, no Brasil e no mundo. No momento em que muitas pessoas tiveram de permanecer em casa, houve um cuidado maior com necessidades do animal de estimação, que já é parte integrante da família. Isso impulsionou os gastos com cuidado animal. Ao mesmo tempo, os preços repassados ao consumidor também cresceram. A inflação foi causada principalmente pelo aumento do preço de ingredientes de pet food, commodities cujos valores são ditados pelo dólar”, aponta o presidente-executivo do IPB, Nelo Marraccini. Apesar dos desafios impostos pelo coronavírus, em 2020 o mercado pet foi considerado serviço essencial em todos os estados brasileiros, o que permitiu que os possuidores de animais de estimação não sofressem com desabastecimento de produtos importantes para o bem-estar animal.

O crescimento em relação a 2019 foi de 15,5% no faturamento. “Há anos registrávamos desaceleração no crescimento. Para se ter uma ideia, em 2014, o faturamento do setor cresceu 9,9%. Desde então, fomos crescendo menos, até que em 2019 a taxa foi de 3%. Mas até para o lojista o lucro é diminuído, pois os custos estão mais altos de ponta a ponta, desde o ingrediente para a ração, passando pelo combustível do transporte até os custos de manutenção das lojas”, diz o executivo. Agrolojas representaram 10,4% do faturamento, seguidas pelo varejo alimentar (como supermercados e mercearias), com 9%; pet shops no formato megastores (7,3%); e-commerce (4,6%) e outros varejos variados, como lojas de conveniência.

Em relação aos números consolidados de 2019, o faturamento do comércio eletrônico teve salto de 25%, número em grande parte influenciado pela opção de compra online por conta da covid-19. Na comparação por tipo de produto ou serviço, quem representa praticamente metade do faturamento do setor é o pet food, item que mais sofreu com a alta de preços. Mesmo assim, o alimento para animais de estimação movimentou R$ 20,5 bilhões, ou 50,2% do faturamento durante todo o ano de 2020. Logo atrás está a venda de animais direto dos criadores, com 12% do total de R$ 40,8 bilhões. Produtos veterinários (pet vet) vem em seguida (11,6%). Serviços gerais como banho e tosa, creches e hotéis par animais são 10,4% do faturamento, serviços veterinários, 10,1% e produtos de higiene e bem-estar animal (pet care), 5,7%.

Balanço 2019
De acordo com o Instituto Pet Brasil, somados os faturamentos da indústria, serviços (veterinários e gerais) e da venda de animais em 2019, o crescimento foi de 3% em relação ao ano anterior. O total calculado é de R$ 35,4 bilhões. Em 2018 o mercado cresceu 4,6% em faturamento e chegou a R$ 34,4 bilhões.
Censo pet (ano-base 2019) | A população pet no Brasil é de aproximadamente 141,6 milhões de animais, um crescimento de 1,70% frente a 2018, quando foram contabilizados 139,3 milhões de animais.
O número de cães no Brasil subiu 1,7% de 2018 para 2019, de 54,2 milhões para 55,1 milhões. Os gatos apresentaram crescimento declarado de 3%: de 23,9 milhões para 24,7 milhões de pets felinos. Peixes ornamentais cresceram 1,5% em número de população, de 19,1 milhões para 19,4 milhões de animais. Aves, 0,5%, de 39,8 milhões para 40 milhões. Répteis e pequenos mamíferos cresceram 4%, de 2,3 milhões e 2,4 milhões.

Empresas (ano-base 2019) | A quantidade de empresas que atuam no setor pet brasileiro em 2019 foi de cerca de 252 mil estabelecimentos. A cadeia de distribuição (pontos de vendas como pet shops, consultórios e clínicas veterinárias, agrolojas e varejo de alimentos) correspondeu a 61,1% das companhias. O restante dos estabelecimentos é composto por indústrias (0,2%) e criadores (38,6%). Nesse universo, o varejo pet especializado, ou seja, as pet shops, são 32 mil estabelecimentos. Dentre esses, a maior parte está na categoria de pet shop loja de vizinhança (79,6%), que se caracteriza por apresentar faturamento médio de R$ 60 mil a R﹩ 100 mil, possuir até quatro funcionários e oferecer cerca de 30% de cobertura do mix de produtos.

Sobre o Instituto Pet Brasil
O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia pet. Nosso objetivo é construir um setor profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos. O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.