Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nas famílias brasileiras. O país ocupa o 3º lugar no ranking das maiores populações de animais de estimação no mundo: são 149,6 milhões de pets, de acordo com o último censo do IPB (Instituto Pet Brasil), de 2021, atrás apenas de Argentina e México. Esse vínculo entre os brasileiros e seus animais de estimação representa um grande impulso para a cadeia nacional de produção e venda de mercadorias e serviços para pets, em especial no nicho de alimentação. Os números comprovam a relevância do segmento de pet food. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a alimentação foi responsável por 78% do faturamento do setor, o equivalente a R$ 36,4 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Em relação a igual período do ano passado, houve um aumento de 9,4% na receita.
Esse avanço traduz, entre outros fatores, a demanda crescente dos consumidores por produtos que garantam uma alimentação saudável e de qualidade para os pets. A alimentação é, afinal, um aspecto fundamental para a saúde dos animais, ao lado de cuidados veterinários, vacinas e higiene adequados. Atenta a essa necessidade, a indústria brasileira de pet food se empenha para oferecer cada vez mais tipos de ração, produtos criados especificamente para raças, tamanhos e idades diversas dos animais de estimação. Esse esforço envolve um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento, que resulta em opções de ração que consideram aspectos como o que o pet pode ingerir ou engolir, o que é benéfico ao metabolismo e quais os nutrientes indispensáveis para uma boa saúde animal.
Os tutores também já podem encontrar ração medicamentosa, opção de alimento auxiliar no tratamento de algumas doenças e condições específicas de saúde. São produtos voltados para finalidades nutricionais distintas ou para problemas hepáticos, renais, por exemplo. Vale lembrar que, para escolher a dieta para seu animal de estimação, o tutor deve sempre procurar a orientação de um médico veterinário. A evolução da alimentação para os pets é, portanto, um relevante fator de incentivo ao desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do setor, dinâmica que influencia o avanço de produtos veterinários (pet vet) e de higiene e bem-estar (pet care). Em 2023, a tendência é que todo o setor permaneça em alta, acompanhando a mudança de comportamento dos tutores em busca da saúde plena de seus animais de estimação.
Antonio Fontes Machado é CEO da VetBR.