7 de novembro de 2020

‘Pet do Criador’ é o queridinho da gigante de Porangatu!

Não tem volta. É um mercado que não vai parar de crescer em volume e no nível de exigências dos consumidores. As pessoas tratam os pets como
integrante da família e querem para eles o que há de melhor, garante Paulo Ricardo Van Der Laan

No coração do Brasil, no nortão de Goiás, está um dos mais pujantes complexos comerciais do mundo agropecuário. O Grupo Criador conta com lojas para a revenda de produtos agropecuários, laboratório de exames clínicos, empresas de prestação de serviços técnico e uma indústria de nutrição animal. O negócio, que fatura bilhões ao ano e tem mais de 200 colaboradores, é 100% forjado na alma e nos valores dos sócios Paulo Van Der Laan e Jurgen Markus Muller. Conversamos com um dos CEOs para saber mais sobre a atenção do Grupo Criador ao setor de animais de companhia e como nasceu o Pet do Criador para alimentar o espírito empreendedor dos parceiros. Ao lado de Markus, Paulo Ricardo Van Der Laan construiu de próprio punho a primeira prateleira da Casa do Criador. “Eram nove repartições e, em cada uma delas, projetamos uma meta como se fosse um degrau e na última estava o sonho ideal. Acho que nesses 35 anos conseguimos dividir esse sonho com nossa equipe e multiplicá-lo com a criação de negócios motivadores como a loja pet”, conta o empresário.

Falando de Bichos
Como é a estrutura administrativa do grupo?

Paulo Ricardo Van Der Laan
Eu e meu sócio dividimos a gestão dos negócios igualmente, como é a sociedade, em 50%. Nossos negócios são muito voltados ao Agro, com 70% das empresas ligadas diretamente aos segmentos produtivos do campo, com um trabalho bem forte e destacado na pecuária de corte e leiteira, desenvolvendo e promovendo avanços com tecnologias de gestão, soluções e produtos focados em desempenho e produtividade.

O que motivou o desmembramento do Departamento Pet para gerar o novo negócio?
O setor pet está no nosso radar há uns bons vinte anos. Sempre pensamos que esse seria um ótimo negócio a ser desenvolvido. Começamos muito pequenos e, hoje, essa categoria representa uma parcela significativa dos negócios pela amplitude. No pet, a gente trabalha pet care com banho e tosa, pet food com o que há de melhor em nutrição dos animais de companhia, produtos fármaco veterinários, inclusive com atendimento veterinário e laboratório de diagnósticos. Resumindo, o que acontece é que a gente vislumbrou, duas décadas atrás, que essa seria uma área promissora e que viria para ficar. Cada vez mais os animais fazem parte das famílias e isso não tem volta. É um mercado que não vai parar de crescer em volume e no nível de exigências dos consumidores. As pessoas tratam os pets como integrantes da família e querem para eles o que há de melhor.

O que o senhor destaca da estrutura do Pet do Criador?
O que diferencia a empresa é a mão de obra e a gestão dos processos. Necessariamente a equipe passa por uma qualificação específica. Não existe um processo que não seja cuidado por um colaborador capacitado. Na loja pet, muitas vezes lidamos diretamente com vidas e isso exige extrema atenção e responsabilidade. Nosso conceito de gestão de pessoas no setor pet é um grande diferencial. Com isso, estamos conseguindo enfrentar e vencer todos os desafios que aparecem e ainda criar possibilidades para crescer nesse mercado tão promissor.

Pode informar sobre produtos oferecidos e serviços?
Trabalhamos diferenciadamente quatro segmentos. Nas linhas pet care, pet food, pet serv e fármacos veterinários temos todos os melhores produtos de todas as grandes marcas que são autorizadas e comercializadas no Brasil. As linhas são completas e nossos fornecedores estão sempre à frente das demandas para nos trazer lançamentos, reformulações e soluções que dão suporte para a qualidade do nosso atendimento e sustentam nossa competitividade. Os serviços alinhados também merecem destaque. O atendimento veterinário com clínica e cirurgia agrega muito. O nosso cliente sabe que tem tudo que precisa para o animal de estimação no mesmo lugar e isso dá segurança e confiança para as pessoas. Hoje, nós podemos apresentar a clínica do Pet do Criador como uma referência em nível do Centro-Norte Goiano. E a gente sempre comenta que os bichos recebem atenção e assistência melhor do que a dos humanos (risos).

Como é carteira de clientes do Pet do Criador?
É realmente bastante diferenciada. Uma carteira de clientes exigentes que cobram competência profissional. E não são só clientes urbanos, mas também gente do campo, clientes que já conhecemos das fazendas, que também têm os seus animais de estimação e estão tratando deles com ração, com medicação adequada, e fazendo protocolo sanitário de vacinas e vermífugos. É uma evolução que percebemos, pois a maioria tem demonstrado mais atenção e cuidados com a população pet da zona rural.

Qual seria o perfil do consumidor do Pet do Criador?
Perfil de clientes atualizados que buscam e se preocupam com o bem-estar dos seus animais. São pessoas que amam os pets e estão comprometidas em tratar com dignidade e manter a qualidade de vida de cães,
gatos, aves, peixes e animais exóticos.

O que o senhor vislumbra para o futuro do Pet do Criador?
Não queremos parar de crescer e a meta é essa! A gente comenta que a aventura está só começando em todos os segmentos, e com o pet não é diferente. Enxergamos muito potencial nessa categoria e queremos ser mais que a referência do Norte-Centro goiano. Estamos sempre buscando novidades, equipamentos, produtos desenvolvidos com base em pesquisas atualizadas e soluções antenadas na era digital para que o cliente, com toda comodidade, possa ser atendido também de forma remota.

O que dá mais satisfação nesse trabalho?
Eu gosto de ouvir relatos e observar detalhes. Garanto que é uma sensação de satisfação grande quando a gente do negócio pet vê um animal que gosta de entrar no taxi dog e não teme uma caixa de transporte ou maca, mesmo percebendo que será medicado ou tratado. Os clientes chegam com um sorriso para falar que os animais querem vir para cá. E esse é um sinal de que estamos no caminho certo. Junto vem a satisfação dos nossos funcionários. Nossos colaboradores são motivados, não têm hora para chegar e não têm hora para sair. São dedicados, esforçados e interessados. Isso é muito importante para a gestão do Pet.

Quais são os conceitos pregados aos colaboradores para a qualidade do atendimento no Pet do Criador?
Eu gosto de destacar três conceitos especialmente. O primeiro é o da confiança desse profissional na nossa empresa. Ele tem que saber que estamos juntos. O segundo é a expectativa do compromisso que o colaborador tem no trabalho em dar o seu melhor. Não queremos menos que o melhor de cada profissional, pois é isso que o cliente também quer. O terceiro é o conceito do funcionário sentir e agir como dono do negócio. Quando isso acontece, é sucesso garantido.

O Pet do Criador tem engajamento com as causas dos animais?
No Pet isso é imprescindível, mas toda o Grupo Criador desenvolve ações sociais e ambientais. Nós temos associação com propostas de ONGs voltadas aos animais e uma delas trabalha com equinos. A gente também oferece suporte aos animais que precisam de exames. Independentemente da condição financeira do dono, um animal tem que ser socorrido. Isso é forte no nosso projeto porque não trabalhamos só atrás do ganho financeiro. Para trabalhar com os clientes que têm menos potencial financeiro, a gente usa um percentual destinado ao atendimento dos animais de pessoas carentes que desejam ter um pet e o financeiro acaba vindo.

Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores da AgroRevenda.
As pessoas que acreditaram em ter seu animal e que querem tratar bem deles devem procurar suporte e atendimento de estabelecimentos sérios e comprometidos, como o Pet do Criador. O seu animal de estimação precisa e merece atenção e qualidade com produtos e serviços adequado e justos. Os animais são integrantes das nossas famílias e precisam ser tratados com dignidade. Agradeço a confiança na equipe do nosso Pet e desejo que essa relação se estenda ao maior número possível de pessoas que cuidam e amam os bichos de estimação!

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.