Iniciativa em prol da sustentabilidade une empresas parceiras e traz uma nova abordagem na cadeia de produção agrícola e nutrição animal
A Mars Petcare, uma das principais empresas de alimentos para animais de estimação do mundo, acaba de anunciar o lançamento do programa “Solo das Próximas Gerações” no Brasil, iniciativa que visa promover a sustentabilidade na cadeia de produção agrícola. O objetivo é incentivar e desenvolver boas práticas de agricultura regenerativa no campo, de maneira a proteger a saúde do solo, otimizar o uso de recursos e favorecer a boa produtividade na produção de grãos. Consequentemente, espera-se reduzir as emissões de gases do efeito estufa associados. A iniciativa faz parte do projeto “Sustainable in a Generation Plan” da Mars que reflete o compromisso da empresa em promover a sustentabilidade em todas as suas operações e cadeia de valor. A Mars reconhece os desafios globais que o nosso planeta enfrenta e está determinada a desempenhar um papel significativo na busca por soluções sustentáveis. O plano envolve metas concretas e mensuráveis que abrangem áreas como agricultura sustentável, redução das emissões de gases de efeito estufa, gestão responsável da água, bem-estar animal, embalagens sustentáveis e melhoria das condições de vida das comunidades agrícolas.
Através desse projeto, a Mars Brasil não apenas busca minimizar seu impacto ambiental, mas também aspira a deixar um legado positivo para as gerações futuras, demonstrando como uma grande empresa pode ser um agente de mudança positiva em direção a um mundo mais sustentável.O Solo das Próximas Gerações está em processo de implementação e propõe um acompanhamento próximo a produtores de matérias-primas que buscam implantar um sistema de agricultura regenerativa. Esse trabalho é feito com a colaboração da AMAGGI, empresa que comercializa cerca de 19 milhões de toneladas métricas de grãos e fibras globalmente e é uma das responsáveis por processar os grãos que fazem parte do produto da Mars. Recentemente a AMAGGI lançou o seu programa de agricultura regenerativa, o AMAGGI REGENERA, que está em linha com a iniciativa da MARS.
Outro importante parceiro nesse projeto é a Produzindo Certo – empresa que presta serviço de assistência em sustentabilidade voltada aos produtores rurais. Com um protocolo exclusivo de avaliação e o uso de tecnologia, oferece um diagnóstico e plano de ações necessárias para a propriedade rural produza em equilíbrio com as pessoas e com o meio ambiente, sempre com a consciência de que somente uma atividade lucrativa será capaz de garantir o respeito às práticas indicadas. “Como líder da indústria, a Mars Petcare está ciente da urgência e relevância do tema das mudanças climáticas e da importância do engajamento das empresas em promover ações positivas e sustentáveis, criando um futuro melhor para os animais de estimação, seus tutores e o planeta.”, afirma Nataly Barros, , Gerente de Sustentabilidade para Cadeia de Suprimentos. “Essa iniciativa representa um passo significativo na direção de práticas agrícolas mais sustentáveis, visando promover a saúde do solo, a biodiversidade e o bem-estar geral do planeta”.
Ao contrário de métodos convencionais, essa abordagem tem como objetivo estimular práticas agrícolas que podem aumentar a biodiversidade, a qualidade do solo, a retenção de água e a captura de carbono, o que se traduz em benefícios duradouros para os agricultores, a comunidade e o planeta. Comprometida com sua responsabilidade social, a Mars tem se empenhado em capacitar a cadeia de produção agrícola para atender não apenas suas próprias diretrizes, mas também garantir um impacto positivo em toda a cadeia. Através dessa abordagem colaborativa ela garante que a produção contribua de forma significativa para um futuro mais sustentável para todos. O programa “Solo das Próximas Gerações”, conta com a participação propriedades agrícolas no Mato Grosso (MT), localizadas nas regiões de Lucas do Rio Verde e Tapurah. Essas propriedades somadas possuem uma capacidade produtiva de mais de 4000 toneladas de grãos. Uma característica notável do programa é que mais da metade das fazendas participantes têm mulheres na liderança do gerenciamento agrícola. Isso demonstra o importante papel feminino na agricultura, tanto na região quanto no programa em questão, e ressalta o crescente reconhecimento do seu papel como agentes-chave do desenvolvimento sustentável e da segurança alimentar.