Ocorrência muito comum entre os cães pode ser solucionada com o uso de medicamento.
Diariamente nos deparamos com tutores e seus animais passeando de carro, seja para uma visita ao veterinário, uma ida ao parque ou para viagens mais longas. Alguns cães passam ilesos durante esse trajeto, mas há aqueles que ficam enjoados e acabam vomitando. Esse tipo de enjoo, conhecido como cinetose, pode acontecer tanto com cachorros quanto com humanos em viagens de carro, avião e trem. “Alguns cachorros são mais suscetíveis a ficar enjoado durante o trajeto, isso acontece pois os movimentos do veículo acabam repercutindo no canal auditivo do animal, área responsável pelo equilíbrio, causando esse enjoo”, diz a veterinária e Gerente de Marketing de Animais de Cia da Zoetis, Emilene Prudente.
A boa notícia é que há solução para esse enjoo. A administração de medicamentos pode ajudar o seu amigo peludo a não passar mal e apenas a curtir o passeio em família. “Vale ressaltar que o médico-veterinário deve ser consultado, pois somente ele pode indicar tratamentos medicamentosos”, destaca Emilene. A Zoetis, maior empresa de saúde animal do mundo, oferece uma importante solução para tutores. O medicamento Cerenia, o primeiro antiemético desenvolvido especialmente para cães, que não causa sedação e é eficaz e seguro. “O Cerenia se diferencia por agir nas duas zonas periféricas, direita e esquerda, causadoras do vômito em cães, inibindo qualquer possibilidade do animal passar mal”, conta a especialista.
Emilene aponta outros cuidados que os tutores podem seguir para evitar que o cachorro vomite no carro:
Ventilação do veículo: o calor excessivo pode levar o cão a um estado de hipertermia, que é o colapso causado pelo aumento de temperatura. Por isso, deixar o ar-condicionado ligado ou as janelas abertas em épocas de calor é fundamental;
Evite sair de carro logo após alimentar o animal, espere cerca de 30 minutos para a digestão;
Evite freadas e curvas bruscas;
Se possível, pare em locais seguros para o cachorro dar uma volta e se distrair da viagem;
Caso o animal vomite, não administre água, pois pode provocar mais vômitos.
O uso de cadeiras pets, além de proporcionar mais segurança ao animal, evita que ele fique chacoalhando no banco do carro;
Não deixar o cão com a cabeça para fora da janela – embora o animal goste, pode trazer problemas a ele. Correntes de ar podem provocar inflamações no canal auditivo do cão.
Agora que você conhece algumas dicas para sair com o seu cão, faça as malas e aproveite a companhia do seu melhor amigo.
Sobre a Zoetis
Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio da promoção do cuidado com os animais. Depois de mais de 70 anos trazendo inovações na maneira de prever, prevenir, detectar e tratar doenças em animais, a Zoetis continua a apoiar aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de pecuaristas a veterinários e tutores de animais de estimação. Todo o seu portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias terapêuticas, e aproximadamente 12.100 funcionários fazem a diferença em mais de 100 países. Em 2021, a Zoetis obteve um faturamento de US$ 7,8 bilhões.