17 de março de 2024

Consulta veterinária domiciliar é tendência no segmento

Soluções inovadoras dão suporte a este tipo de atendimento

Entregas, serviços e trabalho em domicílio ganharam destaque no período pandêmico que vivenciamos recentemente. Porém, alguns serviços que já eram comuns foram fortalecidos e devem ganhar ainda mais espaço em 2024. É o caso do atendimento veterinário domiciliar, como preveem executivos do segmento. “Atualmente, a grande maioria dos pets é tratada como membro da família, recebe maior cuidado com a saúde física e tem suas necessidades emocionais compreendidas. No serviço domiciliar, o médico-veterinário acaba desempenhando o papel de ‘médico de família’, avaliando a saúde do animal de forma holística, o ambiente em que ele vive e a rotina familiar. Tudo isso sem que o pet sofra com o estresse de sair do seu lar e trazendo conveniência ao tutor”, explica o Head Latam e Diretor-Geral da VetFamily no Brasil, Henry Berger.

Principais vantagens dessa tendência em atendimento:

  1. Bem-estar animal

O atendimento domiciliar é, muitas vezes, a única alternativa para consulta de felinos, cães de grande porte, pets pouco sociáveis ou muito medrosos, lares com muitos pets e animais com necessidades especiais. Sair do seu ambiente já é um fator de estresse para boa parte desses animais, além do manejo de um pet com dificuldades de locomoção, com dor ou que é mais agressivo e precisa usar focinheira. O trajeto de carro, a recepção de um consultório com outros animais e o ambiente diferente causam estresse que pode, inclusive, comprometer ainda mais a saúde ou alterar sinais vitais momentaneamente, interferindo na avaliação do médico-veterinário.

  1. Prevenção avançada

O atendimento domiciliar permite um olhar aprofundado na prevenção de doenças e de condições crônicas que poderiam acometer os pets caso não fossem acompanhados de forma tão próxima. Adicionalmente, o médico-veterinário também consegue analisar aspectos do ambiente em que vive o pet, os quais poderiam interferir na sua saúde, como espaço para atividade física e mental, tipos de piso da residência que podem impactar na locomoção do pet, personalidade dos outros animais da casa, por exemplo.

Além disso, os médicos-veterinários também já podem contar com equipamentos diagnósticos portáteis de alta qualidade para complementar a avaliação dos pacientes, como aparelhos de ultrassonografia, hematologia, uroanálise e outros, proporcionando maior conforto e qualidade assistencial para os animais.

Outra possibilidade é o tutor complementar o tratamento do seu animal com diversas especialidades médicas como fisioterapia, geriatria, pediatria, entre outros, e optar por um tratamento holístico do pet, como a Medicina Integrativa (acupuntura, quiropraxia, fitoterapia, etc).

  1. Praticidade e conveniência para o tutor

Economia de tempo e custos com deslocamento são fatores relevantes para os tutores, sobretudo nas grandes cidades. Para lares com mais de um animal é possível coordenar os atendimentos preventivos para todos em

Handsome vet looking at beautiful cat in vetinarian clinic

uma única consulta. Já para animais com dificuldade de locomoção ou em tratamento prolongado é uma alternativa para que possa receber os cuidados em casa.

  1. One Health ou Saúde Única

O conceito que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental vem ganhando cada vez mais espaço e relevância, especialmente por fazer da prevenção o caminho para evitar zoonoses e proporcionar mais saúde e segurança para todos. No contexto do atendimento domiciliar, o médico-veterinário tem a vantagem de poder avaliar o ambiente em que o animal vive e explicar de forma mais aprofundada os impactos da saúde e dos cuidados preventivos com o animal na saúde de toda a família e da comunidade.

Mesmo com tantas vantagens, o atendimento presencial é necessário em diversas situações. “A consulta domiciliar é uma grande facilitadora, porém a saúde do animal deve ser colocada em primeiro lugar no momento da escolha. Clínicas e hospitais veterinários contam com equipes qualificadas e tomam medidas para atendimentos diferenciados. Cabe ao tutor avaliar a melhor opção. Além disso, exames mais complexos, cirurgias e internações não devem ser postergadas, sem falar em emergências, quando o tempo para a intervenção é primordial”, alerta Berger, reforçando que os médicos-veterinários volantes costumam indicar estabelecimentos parceiros para estes casos.

Do outro lado
Para os médicos-veterinários, a tendência do atendimento domiciliar tem também suas vantagens, como maior fidelização da clientela e oportunidade de oferecer mais qualidade assistencial. Porém, existem os desafios: gestão da carteira de clientes, canais de comunicação efetivos com os clientes, organização de prontuários e histórico dos pacientes, gestão financeira e de atendimento e acesso à indústria, a distribuidores e às instituições financeiras. A VetFamily, comunidade internacional criada por médicos-veterinários para desenvolver o setor, tem como um de seus objetivos ofertar soluções que colaboram com a gestão operacional de clínicas e hospitais veterinários e também da rotina dos médicos-veterinários independentes. “Selecionamos fornecedores que oferecem as melhores tecnologias para atender às necessidades dos membros da comunidade, como a recente parceria com a multiplataforma GuiaVet que, a meu ver, funciona como uma clínica na palma da mão do veterinário”, relata Berger.

Por meio da plataforma, o médico-veterinário consegue cadastrar as informações dos pacientes, enviar avisos ao tutor, criar um canal de comunicação com o tutor para dúvidas e teleatendimentos, salvar e enviar laudos e prescrições, divulgar seus serviços, organizar sua agenda de atendimentos e recebimentos, controlar seus gastos e seus recebimentos, criar e enviar links de pagamentos, entre outras funcionalidades. “Estamos empolgados com a parceria com a VetFamily, pois é uma oportunidade única de atingir um grande volume de profissionais que buscam por soluções. Acreditamos que o gerenciamento efetivo e completo de dados e de rotinas administrativas impacta não somente nos ganhos dos médicos-veterinários, mas também na qualidade do atendimento que pets e tutores receberão”, comenta a CEO e co-founder do Guiavet, Gabi Mendes.

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