22 de dezembro de 2020

Boehringer Ingelheim e a relevância da cinomose em cães

 A cinomose canina é uma das doenças mais temidas pelos tutores e também pelos veterinários por ser uma doença infecciosa altamente contagiosa e ter alto índice de letalidade. Causada por um vírus da família Paramyxoviridae, sua disseminação ocorre por meio de contato direto com secreções oronasais, fezes, urina, e qualquer secreção que contenha o vírus. A médica-veterinária Gabriela Rosa, Gerente Técnica para Animais de Companhia da Boehringer Ingelheim Saúde Animal, explica como o vírus afeta os cães: “Os sinais da Cinomose são inespecíficos e podem incluir manifestações gastrointestinais, respiratórias e neurológicas. Quando os cães têm o sistema nervoso central afetado, o que costuma ocorrer mais tardiamente, começam a apresentar desequilíbrio, desorientação, tremores e convulsões”.

Não há tratamento específico para a doença, apenas de suporte. Dependendo da fase da contaminação e dos sintomas, pode incluir fluidoterapia, antibioticoterapia, vitaminas, imunoestimulantes, anticonvulsivantes, entieméticos e analgésicos. “O sucesso no tratamento suporte depende do estágio da doença e das condições do sistema imunológico do animal. Animais que evoluem para sintomas neurológicos podem se deparar com danos de caráter nervoso irreversíveis. Por isso, é fundamental que todos os cães sejam vacinados e é nosso dever, enquanto médicos-veterinários, assegurar a correta vacinação de nossos pacientes contra a cinomose.”, finaliza a Dra. Gabriela Rosa.

Vacina contra a cinomose canina
Apesar dos problemas causados, a cinomose canina pode ser prevenida com a vacinação correta dos cães. “É fundamental que os tutores sigam corretamente o calendário de vacinação dos pets, que deve ser iniciado ainda filhote”, alerta Danilo Denardi, gerente de marketing da área de Pets da Boehringer Ingelheim. “Temos no mercado três vacinas que protegem os cães da cinomose canina, entre outras doenças: a Recombitek® C4/CV, a Recombitek® C6/CV e a nova Recombitek® Max 5-CvK/4L, recentemente adicionada ao nosso completo portfólio de biológicos. É imprescindível que a vacinação seja realizada por um médico veterinário”, diz.

Confira os detalhes das vacinas da Boehringer Ingelheim Saúde Animal para a cinomose canina:
Recombitek® C4/CV (Vacina sêxtupla): vacina para cães contra cinomose (tecnologia recombinante), hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza e coronavirose, isenta de adjuvante;
Recombitek® C6/CV (Vacina óctupla): vacina contra cinomose (tecnologia recombinante), hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavirose, L. canicola e L. icterohaemorrhagie, isenta
de adjuvante.
Recombitek® Max 5-CvK/4L (vacina déctupla): vacina contra cinomose, hepatite, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavirose, L. canicola, L. icterohaemorrhagie, L. grippotyphosa e L. Pomona. 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.