A Zoetis, companhia líder em saúde animal, adotou a solução Accera DSI. Por meio de dados analisados pelos consultores da Accera, o sistema dá acesso a informações confiáveis que permitem o gerenciamento da cadeia de suprimentos da Zoetis, evitando rupturas em estoques e facilitando a gestão de sell out.
Com o projeto, a empresa espera melhorar a comunicação entre mais de 30 distribuidores e pontos de venda em todo o país.
Antes, a Zoetis recebia dos distribuidores apenas relatórios mensais com informações sem muitos detalhes e em formatos diversos. Integrar os materiais em uma mesma base requeria de dois a três dias de trabalho da equipe.
Os consultores da Accera fizeram, então, uma análise dos relatórios utilizados e propuseram novos modelos que condensaram informações essenciais e eliminaram gargalos de comunicação.
A partir disso, os dados analisados e qualificados passaram a ser entregues pelo sistema adotado, dando a Zoetis ganhos como a padronização do trabalho de acompanhamento da equipe de vendas e redução de tarefas manuais de conferência e monitoramento.
Conforme Helena Rosana, coordenadora de Geração de Demanda e CRMA da Zoetis, os maiores desafios do projeto foram a extensão da implementação, que abrangeu todos os distribuidores da rede.
Além de incrementar o gerenciamento da cadeia de distribuição da Zoetis, o projeto também melhorou o fluxo de informações sobre os pontos de venda, permitindo inclusive ampliar o conhecimento a respeito do comportamento de compra dos clientes.
Conforme Patrícia Castilho, do Marketing e Vendas da Zoetis, a empresa hoje consegue fazer avaliações abrangentes sobre seu universo de distribuidores e pontos de venda e entregar à cadeia de distribuição informações que evitam a perda de vendas.
“Agora temos o poder de indicar aos vendedores onde, exatamente, devem fazer as visitas”, destaca Patricia.
A Zoetis, fundada há mais de 60 anos, descobre, desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos veterinários para animais de criação e de companhia.
Mundialmente, a Zoetis emprega mais de 9,8 mil funcionários e está presente em aproximadamente 70 países, incluindo 27 fábricas em 10 países.
A Accera tem em seu portfólio soluções para planejamento de demanda e operações, planejamento e programação da produção, planejamento das necessidades de distribuição, visibilidade e gestão da distribuição, visibilidade dos canais direto e indireto e On Shelf Availability (OSA).
A carteira de clientes inclui nomes como P&G, EMS, Saint-Gobain, L’Oréal, Unilever, Bombril, Nestlé, Pirelli e Bayer. Com escritórios em São Leopoldo, São Paulo e Colômbia, a empresa também mantém projetos e parcerias na América Latina, com atuação em mais de 12 países.
Fonte: Baguete
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.