20 de fevereiro de 2020

Yara Brasil na Fruit Logistica 2020

Considerado o principal evento mundial do setor de frutas e vegetais frescos, a Fruit Logistica 2020 reuniu em Berlim, na Alemanha, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, cerca de 78 mil visitantes globais para conhecer e debater as últimas novidades de serviços e tendências que envolvem a comercialização de produtos frescos.

A Yara Brasil esteve presente, de forma inédita, com a participação de Lucied Marques, diretora comercial e de negócios das Culturas de Alto Valor Agregado, que destacou a oportunidade de aproximar e fortalecer o relacionamento com alguns clientes para entender suas necessidades, desenvolver e aprimorar a parceria entre Yara e produtores. “Adicionalmente essa foi uma oportunidade para interagir com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e algumas traders”, explica.

De acordo com a Abrafrutas, as expectativas dos participantes foram atingidas, pois os associados e expositores afirmaram que os negócios fechados foram iguais ou superiores se comparados à edição anterior. Dados da Secretaria de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as frutas têm apresentado importância crescente no país, tanto no mercado interno como no volume internacional. Em 2017, o valor das exportações de frutas (incluindo nozes e castanhas) foi de US$ 946,79 milhões, e a quantidade exportada foi de 878 mil toneladas. Mamões frescos, mangas e melões foram as frutas que apresentaram os melhores resultados em valor das exportações. Recentemente, a China abriu o mercado interno ao melão brasileiro e a tendência é que as exportações ao país asiático aumentem.

“Os agricultores brasileiros estavam lá e foi uma grande oportunidade para capturar a voz do cliente nesse processo desafiador e avaliar as formas de estarmos mais próximo e atuantes junto a esse grupo”, opina Lucied. Entre os clientes da Yara presentes na Fruit Logistica deste ano estavam: Agrícola Famosa, considerada a maior produtora e exportadora de frutas do Brasil, Agrodan, produtora de mangas, BelloPapaya, empresa produtora e comercializadora de frutas de alta qualidade e a exportadora de frutas, Finoagro. Dados da Secretaria de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento indicam que as exportações de mamão, maçã e uva, representam em torno de 3,0% da quantidade produzida no Brasil. Os principais mercados para as frutas brasileiras são os Países Baixos, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha. Ao todo, estiveram reunidos na Fruit Logistica 3.200 expositores, de 90 países, para trazer as últimas inovações em todos os elos da cadeia de suprimentos internacional.

Yara – A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, lidera o desenvolvimento de ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos com o objetivo de desenvolver soluções sustentáveis e ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, a Yara está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. Em 2018, registrou uma receita de US$ 12,9 bilhões.

No Brasil, a Yara contribui para desenvolver a agricultura nacional, contemplando em suas soluções nutricionais todos os solos e culturas. A empresa também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades. Presente no País desde a década de 1970, a empresa possui operações industriais, de mistura e distribuição nos principais polos agrícolas do Brasil, contando com aproximadamente 7 mil colaboradores.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.