5 de junho de 2024

X Abisolo Fórum e Exposição pede Marco Legal urgente ao setor.

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) abriu nesta quarta-feira, dia 5, em Campinas (SP), o X Abisolo Fórum e Exposição, com a participação de cerca de quinhentos profissionais da indústria, fornecedores, consultores técnicos, pesquisadores, revendas, cooperativas, agricultores, estudantes, líderes de entidades e o poder público. O presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Roberto Levrero, agradeceu a todos e frisou que o eixo principal do encontro são os fertilizantes especiais e as tecnologias sustentáveis do Agro Brasil. “Nosso setor cresce em média 21% ao ano. Só ano passado, foram R$ 22,6 bilhões de faturamento. Estamos difundindo informação técnica e aumentando o uso de tecnologias pelos produtores, além de fomentar a pesquisa, avançar nas questões tributárias e provar que nós praticamos sustentabilidade há muito tempo. E o fato urgente de lutarmos pelo marco legal da nutrição vegetal para dar segurança jurídica às empresas que investem em novas tecnologias cada vez com mais velocidade”, reforçou.

Na plenária, estavam presentes o Secretário de Defesa Agropecuária – Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Goulart; o Sub-secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro; a Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial, Lucíola Alves Magalhães; o Diretor do Departamento de Agronegócio da Fiesp e Vice-Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Betancourt, e o Advogado Eduardo Lourenço, Consultor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).

Na sequência,  o público acompanhou três rápidas participações on line, com o Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Pedro Lupion, o Deputado Estadual Lucas Bove, e o Deputado Federal Alcei Moreira, que desejaram sucesso ao evento e elogiaram a atuação das empresas e da entidade do segmento. Depois, começou efetivamente o primeiro painel, dedicado ao tema ‘Ambiente de negócios e competitividade’, considerando a competitividade internacional do agronegócio, segurança jurídica, ambiente de negócios, sustentabilidade da produção agrícola brasileira e o mercado de carbono’.  Foram duas palestras. O profissional da Fundação Getúlio Vargas Daniel Vargas, falou sobre a ‘Sustentabilidade da Produção Agrícola Brasileira e o Mercado de Carbono’. Já o pesquisador do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, tratou da ‘Competitividade Internacional da Agricultura Brasileira: Status, Riscos e Oportunidades’.

À tarde, será realizado o segundo painel, que trata da “Sustentabilidade Econômica da Produção Agrícola”. As palestras vão apresentar o cenário macroeconômico, político e geopolítico do setor de fertilizantes. Amanhã, a programação será retomada com o terceiro painel, dedicado a mostrar a ‘Evolução tecnológica do setor’, que vai apresentar pesquisas científicas recentes com temas relacionados aos aspectos fisiológicos da absorção foliar; interação entre a nutrição mineral e doença de planta; a mitigação de estresse abiótico e os microrganismos solubilizadores de nutrientes. O quarto e último painel do evento será dedicado à Inteligência de Mercado, quando será apresentado o potencial de adoção de uso dos fertilizantes especiais nas culturas de soja, milho e cana-de-açúcar.

Para acompanhar a agenda do evento X Abisolo – Fórum e Exposição, conhecer outros palestrantes e efetuar inscrições, basta acessar o site do evento:  forum.abisolo.com.br

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.