URUS chega ao Brasil para fortalecer atuação da Alta e GENEX

Compartilhe:

urus chega ao brasil

A URUS, holding líder global em genética bovina e soluções para pecuária, anuncia sua chegada oficial ao Brasil a partir de junho de 2025, marcando uma nova fase estratégica para as empresas do grupo no país, Alta Genetics e GENEX. O movimento inclui investimentos de R$ 10 milhões em um novo Centro de Distribuição em Uberaba (MG) e uma reestruturação na liderança das operações brasileiras.

Heverardo Carvalho, atual diretor da Alta Brasil, assume a direção comercial da URUS no país, enquanto Tiago Carrara, médico veterinário com vasta experiência no mercado corporativo e veterano com 20 anos de Alta, toma à frente da operação brasileira da empresa e é o novo Líder de Vendas. A transição ocorre em um momento importante, quando a genética bovina se consolida como fator decisivo para a competitividade da pecuária nacional.

Tiago Carrara comanda a operação brasileira da empresa

“Esta é a natural evolução de um trabalho que vem sendo construído há décadas. A URUS chega para potencializar o que Alta e GENEX já fazem de excelência, mantendo as operações de formas distintas, e ampliando o alcance tecnológico e operacional”, afirma Heverardo. A holding, responsável pela comercialização anual de 31,5 milhões de doses de sêmen em todo o mundo, traz no portfólio empresas com foco no melhoramento dos rebanhos.

Um ecossistema completo voltado para a pecuária – A URUS detém um portfólio estratégico de nove empresas especializadas que cobrem toda a cadeia de valor para a pecuária. No campo genético, além da própria Alta e da GENEX, já consolidadas no Brasil, destacam-se a Genetics Australia com soluções inovadoras para pecuária tropical; a Jetstream Genetics, que alia genômica avançada a linhagens premium e a PEAK, líder mundial em produção de touros para centrais de genética.

Para a pecuária de corte, a Leachman Cattle oferece genética baseada em dados para raças taurinas, como Angus, Red Angus, Charolês e Stabilizer. Já a SCCL transforma colostro bovino em produtos biológicos essenciais para a saúde dos bezerros, atuando no Brasil desde 2017. Complementando o ecossistema, a VAS, maior plataforma de gestão de dados de fazendas do mundo, e a Trans Ova Genetics, liderança em tecnologias reprodutivas de ponta como FIV e clonagem, garantem que os produtores tenham acesso às melhores ferramentas para tomada de decisão.

“Este ecossistema único permite oferecer soluções integradas, da genética de elite à gestão sustentável da propriedade. Cada empresa traz sua expertise para criar valor em toda a cadeia produtiva”, explica Heverardo.

O Brasil é o maior rebanho comercial do mundo, com 234 milhões de cabeças de gado, e protagonista na segurança alimentar global. A URUS chega para fortalecer ainda mais esse potencial, combinando tecnologia, genética avançada e conhecimento local. A sustentabilidade também está no centro dessa estratégia. “Não se trata apenas de produzir mais, mas de produzir melhor, com menos recursos, menor impacto ambiental e maior rentabilidade para o produtor. Essa é a pecuária do futuro, e o Brasil está liderando esse movimento”, acrescenta Heverardo.

Integração e sinergia: Alta e GENEX – Para Tiago Carrara, líder de Vendas da Alta, o mercado nacional só tem a ganhar com as novas possibilidades abertas pela estrutura global da URUS. “A sólida trajetória de sucesso da Alta, como líder isolada do mercado de inseminação artificial brasileiro, continua sendo marcada pela nossa essência de proximidade com o criador, agora com ainda mais acesso a ferramentas e diferenciais da nossa estrutura. Seremos cada dia mais catalisadores da transformação que a pecuária brasileira precisa para manter sua liderança global”, destaca.

O líder de Vendas da GENEX, Sérgio Saud, acumula experiência em toda a cadeia de reprodução bovina, com olhar estratégico para a sustentabilidade econômica do produtor e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Esses 15 anos nos ensinaram que inovação só funciona quando chega de forma prática ao produtor.
Com a URUS, operaremos com a mesma filosofia e ampliaremos nossa capacidade em logística, pesquisa e portfólio, preservando o DNA que nos tornou referência: entender o criador e entregar soluções reais”, pontua.

No Brasil, a URUS terá um papel ativo na formatação do futuro da pecuária nacional. “Não estamos falando apenas de insumos genéticos, mas de um modelo integrado que ajuda o produtor a ter melhores vacas para um mundo melhor, além de auxiliar na tomada de decisões mais precisas e lucrativas. As marcas, Alta e GENEX, que já são referência no mercado seguirão com suas identidades, mas com um ecossistema de apoio mais robusto. No final, quem ganha é o pecuarista, que terá acesso a mais inovação e suporte técnico”, encerra Heverardo Carvalho.

 

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.