16 de abril de 2022

Traive destaca produtores que brilharam no CRA VerdeTech do Brasil

Ação junto com a Produzindo Certo e a Planeta Securitizadora marca uma das ações de reconhecimento aos produtos que participaram do primeiro CRA Verde do Brasil.

A TRAIVE, fintech especializada em crédito agrícola, promove uma das primeiras ações de reconhecimento dos produtores que fizeram parte do primeiro programa de financiamento lastreado em títulos verdes, o CRA VerdeTech. Essa ação só foi possível pela participação da Planeta Securitizadora e da Produzindo Certo. O valor total da operação foi de R$63 milhões e esses três primeiros selecionados atingiram as metas de desmatamento zero e procedimentos operacionais com as melhores práticas agrícolas de baixa emissão.

Os primeiros três grupos que tiveram seus trabalhos reconhecidos foram: Benildo Teles (1ª FOTO INTERNA), Paul Henri (FOTO AO ALTO) e Gilmar Facco. Além destes, mais quatro produtores do Mato Grosso serão os próximos a receber essa ação da Traive. “Participei do CRA Verde.Tech, pois achei interessante toda a sua metodologia e ações que protegem o meio ambiente. Entendo que foi uma movimentação interessante para os investidores e produtores do agronegócio, que terão acesso a financiamentos mais em conta e sustentáveis”, explica Paul Henri, produtor rural e sócio da Sementes São Francisco.

O CRA VerdeTech, ação inovadora coordenada pela Traive, foi realizado em março de 2021, e tem o papel de incentivar os produtores na continuidade das boas práticas produtivas e de tecnologia com foco na adaptação nas constantes mudanças climáticas e redução de emissão de gases de efeito estufa. Todos os sete produtores obtiveram financiamento da emissão de CPRs de áreas produtivas com certificação ESG. “Uma operação inédita e que comprovadamente trouxe benefícios para toda a cadeia, dos produtores ao mercado financeiro. Em 2022, esperamos triplicar o volume de operações lastreadas em títulos verdes, e nos próximos meses devemos ter boas novidades de uma segunda rodada”, comenta Luís Lapo, diretor de Riscos da Traive (2ª FOTO INTERNA).

Já para Benildo Teles, do Grupo Teles e sócio da Agrogalaxy, o CRA foi uma excelente oportunidade. “O CRA VerdeTech veio ao encontro do produtor rural e principalmente a mim, com a oportunidade de estar produzindo certo e ter uma visão maior do compromisso ambiental. Uma facilidade maior de ter crédito junto a uma operadora de CRA (Planeta Securitizadora) e um melhor preço na venda dos produtos para as tradings por estarmos produzindo corretamente”, comemora Teles.

Nesta primeira rodada de reconhecimento, os três produtores de Goiás seguiram a risca ações agrícolas de baixa emissão, como: Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP), Manejo e Conservação do Solo, Plano de Gerenciamento de Resíduos, Gestão e Mitigação do Uso de Fertilizantes e Uso de Corretivos Agropecuários e adoção de um Programa de Uso Sustentável de Energia no Meio Rural. “Os produtores brasileiros que estão produzindo de forma responsável e conseguem dar transparência aos seus indicadores socioambientais, têm uma oportunidade enorme para navegar no mercado de capitais e ter acesso a novas fontes de recursos que valorizam os resultados ambientais produzidos da porteira para dentro. O CRA VerdeTech concretizou esta ação e está ajudando a destravar o potencial de financiamento verde para o agro brasileiro”, afirma Aline Locks, CEO da Produzindo Certo (3ª FOTO INTERNA).

Sobre a TRAIVE
Fundada em 2018, nos Estados Unidos, a TRAIVE tem a missão de revolucionar o crédito agrícola através de dados e ajudar os médios produtores rurais a terem acesso justo aos recursos necessários. Com atuação por todo o Brasil e nos EUA, tem como foco distribuidores de insumos agrícolas e indústrias de insumos. É a única a oferecer uma solução completa e integrada, que reúne as melhores tecnologias e parcerias que conectam produtores e investidores finais, permitindo análise, gestão de portfólio, gestão de documentação, comercialização e monitoramento de risco de crédito em um só lugar. Além disso, tem um modelo de Scorecard onde cinco diferentes tipos de Score de crédito são informados para ajudar o emprestador na tomada de decisão de maneira assertiva.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.