26 de julho de 2023

Simpósio DSM de Confinamento mostra tecnologias e apresenta IA

Ciclo de eventos da dsm-firmenich traz especialistas para ajudar produtores a impulsionar o confinamento. A etapa de Prata (MG) será realizada no dia 04/08 e terá a presença do pesquisador Thiago Bernardino, do Cepea.

 

A cidade de Prata, no interior de Minas Gerais, receberá uma etapa do Simpósio DSM de Confinamento no dia 04 de agosto (clique aqui para inscrição). Realizado pela dsm-firmenich, companhia global de nutrição, saúde e beleza, o evento é parte de uma maratona de encontros técnicos que passará pelos estados de MS, MT, GO, TO e SP. Em todas as etapas, destaque para a presença dos especialistas da área de Ruminantes da dsm-firmenich, que apresentarão novas tecnologias em nutrição animal, manejo e demais práticas que ajudam produtores a melhorarem a produtividade e a eficiência do rebanho.

Esse encontro será realizado presencialmente no Parque de Exposição Virgílio Galassi (R. João Benfica Vilela, 58, Prata/MG), com início marcado para 13h30. Na programação, há várias palestras sobre temas de interesse da pecuária intensiva. A primeira delas é “Viabilidade econômica para o confinamento de 2023: estratégias e soluções nutricionais”, ministrada por Hugo Cunha, gerente LATAM da categoria Confinamento da dsm-firmenich.

Em seguida, o tema em pauta é “Como a inteligência artificial pode ajudar a aumentar os resultados do seu confinamento?”, liderado por Igor Bianco, gerente técnico da dsm-firmenich. Na sequência, o assunto abordado é “Protocolo de entrada maximizando o desempenho animal”, comandado por Marcos de Bem, gerente de produto performance e terminação da Zoetis.

Para finalizar o ciclo de apresentações técnicas, o tema escolhido é o “Cenários e oportunidades para a pecuária em 2023/24”, ministrado por Thiago Bernardino, pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade São Paulo (Cepea-USP).

Além das palestras, os especialistas apresentarão soluções tecnológicas do portfólio da dsm-firmenich que contribuem para a gestão das fazendas. Sobre estas ferramentas, importante reforçar que são soluções digitais que auxiliam os produtores na tomada de decisões e, consequentemente, têm impacto positivo sobre os níveis de gerenciamento da propriedade.

Nesses encontros, em particular, será dado um aprofundamento mais atento para as tecnologias de nutrição e para soluções focadas em confinamento, como a Views Prime, com foco no acompanhamento de todo o ciclo produtivo e gestão dos indicadores da fazenda, e a Lore, inteligência artificial para ampliar a capacidade de gestão da fazenda em todas as fases da produção.

“Além de compartilharmos conhecimento e novidades relevantes sobre a agropecuária regional e nacional, queremos apresentar as melhores soluções tecnológicas que os pecuaristas podem encontrar no mercado. Isso porque a dsm-firmenich entende que o uso dessas ferramentas pode contribuir, e muito, com o aumento da produtividade e da eficiência nas fazendas”, afirma Hugo Cunha.

 

Tecnologia comprovada – O portfólio da dsm-firmenich traz inúmeras tecnologias que ajudam o produtor a tornar o rebanho mais rentável e produtivo, com destaque para os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™, que geram, em média, uma arroba a mais por bovino confinado, e para a tecnologia Hy-D®, que é um metabólito específico de vitamina D3 que garante uma absorção mais rápida e eficiente dos macrominerais, elevando ainda mais resultados do confinamento. “Com o ganho adicional de uma arroba a mais por bovino, o pecuarista tem como resultado o equivalente a um animal a mais a cada 18 bovinos confinados”, conta Cunha.

Mas, além do ganho de peso adicional, outros benefícios comprovados pela aplicação das tecnologias da companhia na dieta dos bovinos confinados são: eficiência alimentar, sem registro de problemas digestivos, gastrointestinais ou timpanismo; rápida adaptação dos animais; menor taxa de refugo de cocho; aumento do consumo de ração desde os primeiros dias de confinamento; eficiência na digestão; e menor incidência de animais com laminites e acidose.

E, sobre o uso do Hy-D® em sistemas de confinamento, Cunha destaca a produção de carcaça, com maiores rendimento e crescimento muscular, que resulta em melhores índices de produtividade e rentabilidade. “Pesquisas realizadas com Hy-D® indicam aumento do ganho de peso diário de carcaça (GMDc) de 20% junto com os produtos da linha Fosbovi® Confinamento com CRINA® e RumiStar™”, quando comparado a tecnologias convencionais.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.