22 de janeiro de 2024

Serasa Experian usa imagens de satélite para mitigar danos a soja

A safra de grãos de 2024 enfrenta um cenário climático desafiador; companhia participa do 21º Rally da Safra e reforça compromisso com o agro com coleta em campo e inteligência para reduzir riscos.

 

 

Em mais um ano, a Serasa Experian, primeira e maior Datatech brasileira, reafirmou sua parceria com a expedição Rally da Safra, que percorre as principais regiões produtivas do país. Ao longo dessa 21ª edição, os especialistas observam as estimativas de produção da soja e da área plantada (2023/24), analisando os desafios e oportunidades que o mercado e os produtores rurais podem encontrar ao longo do período, já que a instabilidade climática ainda pede por cautela e planejamento para o setor.

Além disso, dando sequência à trilha de tecnologia e inovação que permeia o agronegócio brasileiro, o diretor de novos negócios da Serasa Experian, Joel Risso, comentou durante o evento que deu início à expedição, como as imagens de satélite são aliadas importantes para toda a cadeia agro e de que forma podem auxiliar em momentos de incerteza das safras, fazendo previsões que embasam decisões assertivas para garantir o sucesso dos negócios.

“Quando falamos de incertezas, as imagens de satélite são extremamente eficazes, pois monitoram lavouras e entregam ao mercado o cenário de cada talhão e imóvel, além de viabilizarem medidas objetivas, que ajudam a reduzir riscos de crédito e incertezas sobre a produção esperada. Neste ano, mesmo as áreas mais tradicionais e que, até então, demandavam menos atenção, estão expostas aos riscos, especialmente devido ao calendário agrícola que se perdeu. Por isso, quando monitoramos lavouras por satélite olhamos também as variáveis meteorológicas para elucidar as imagens e gerar informações mais elaboradas que descrevam o comportamento de cada área produtiva”, explica Joel Risso.

 

Coleta de dados – Durante a expedição do Rally da Safra, que se iniciou no dia 11 de janeiro e vai até o dia 22 de junho, a Serasa Experian marcará presença para realizar a coleta de dados em campo. A companhia pretende analisar pontos de referência de uso e cobertura da terra em cada visita ao longo de todo o roteiro, verificando as condições das lavouras. As equipes técnicas vão percorrer mais de 80 mil km em 12 estados (MT, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA).

Os dados coletados durante as rotas demarcadas pelo Rally servirão para dois propósitos principais. O primeiro deles é a aprimoração da acurácia dos mapas criados por tecnologia de satélite pela Serasa Experian. Assim, será possível obter uma visão global e atualizada. Além disso, as informações treinarão os modelos de identificação de cultura, auxiliando a interpretação de imagens. “As visitas em campo possibilitarão aos nossos analistas de sensoriamento remoto uma valiosa experiência que os permitirá reforçar o entendimento e as relações entre os alvos agrícolas, que são as classes de uso e cobertura da terra, como soja, milho, algodão, vegetação e mais”, diz o diretor de novos negócios da Serasa Experian.

“Queremos ajudar o agro a crescer nos anos de bonança, mas temos capacidade de ajudar muito também nos anos de incerteza como o atual, pois coletamos e geramos um universo de dados únicos e proprietários que, quando atrelados à Inteligência Artificial e ao processamento em massa feito em nossas plataformas facilitadoras geram insights valiosos para todo o mercado, e é por isso que estamos aqui”, finaliza o executivo.

 

Impactos no agronegócio – Há cerca de 3 anos, quando a companhia entrou no agronegócio, por ser uma Datatech, passou a aplicar sua vasta expertise e capacidade tecnológica no setor com um principal objetivo: trazer mais transparência em informação e dados para toda a cadeia produtiva do agro. As aquisições e investimentos realizados ao longo do percurso foram movimentos importantes sobre expansão de portfólio, que possibilitaram entender as dores de mercado, avançar no sentido da inovação e solucionar necessidades da área.

Atuando no setor desde 2021, a Serasa Experian conta, atualmente, com cerca de 29 milhões de CPFs agro analisados pelo AgroScore. Além disso, em suas bases, já foram realizadas consultas de, aproximadamente, 148 mil proprietários e produtores do campo, 321 mil propriedades agro e 197 mil hectares rurais.

Agora com a aquisição da empresa AgroSatélite, e a eficácia das ferramentas Crop Maps e Crop Monitor, a companhia tem capacidade para analisar cerca de um bilhão de hectares por ano e um petabyte de imagens de satélite podem ser processadas no mesmo período. Com essas informações, territórios e lavouras de norte a sul do Brasil são identificados e acompanhados, com a agilidade e o custo que o mercado demanda.

A companhia também carrega a missão de auxiliar toda a cadeia a pensar mais sobre agroflorestas, descarbonização e controle de sustentabilidade. Além de conseguir viabilizar monitoramentos de vigor vegetativo, socioambientais da terra e do Cadastro Ambiental Rural. Outro ponto relevante é que, com esse monitoramento, as seguradoras também terão uma atuação mais assertiva, concedendo ainda mais proteção aos produtores.

Com abrangência forte e crescente a empresa vem auxiliando o mercado, bem como os produtores e proprietários rurais, com foco também na produção familiar, por meio da comprovação de seus perfis financeiros, que reduz riscos e democratiza o acesso às linhas de crédito mais baratas e personalizadas, e socioambientais, impulsionando a adequação e os benefícios de imagem e reputação para um agronegócio mais sustentável.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.