17 de março de 2016

Secretaria e Ceagesp firmam acordo para garantir qualidade dos alimentos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) assinaram, no último dia 15 de março de 2016, na capital paulista, termo de cooperação técnica para criar tecnologia para desenvolvimento de embalagens e monitoramento de resíduos de defensivos químicos nos produtos. O objetivo é garantir a saudabilidade dos produtos comercializados no entreposto e agregar renda para os pequenos e médios agricultores.

O convênio foi assinado pelo secretário-adjunto de Agricultura, Rubens Rizek, pelo presidente da Ceagesp, Carlos Nabil Ghobril, e pelo presidente do Conselho de Administração da Ceagesp e representante do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Arno Jerke Júnior. O ato ocorreu durante cerimônia de comemoração do 50º aniversário da empresa, na passarela do Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP), e reuniu, além das autoridades, ex-presidentes, produtores, permissionários, carregadores e funcionários.

Rubens Rizek, que representou o governador Geraldo Alckmin, lembrou que a Ceagesp foi criada a partir da fusão de duas empresas que foram ligadas à Pasta de Agricultura: o Centro Estadual de Abastecimento (Ceasa) e a Companhia Armazéns Gerais de São Paulo (Cagesp) e teve, ao longo da história, um papel fundamental para a segurança alimentar, para o desenvolvimento da agricultura paulista e para o acesso dos agricultores ao mercado consumidor. Ele destacou os principais pontos que envolvem a cooperação entre as equipes técnicas das instituições.

“A otimização dos esforços das equipes para construir um sistema de apoio mútuo se dará especialmente com relação à tecnologia para desenvolvimento de embalagens, na qual o Instituto de Tecnologia dos Alimentos (Ital) tem expertise; e ao monitoramento de resíduos de agroquímicos, no qual os laboratórios e equipes do Instituto Biológico (IB) demonstram renomado saber. Quanto ao aproveitamento de alimentos e otimização no uso das sobras, e o desenvolvimento de programas de incentivo à agricultura familiar, podemos destacar técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, Codeagro, para construir alternativas que visem a segurança alimentar e melhoria de renda ao pequeno produtor”, disse o secretário adjunto.

Rubens Rizek destacou ainda que a intenção da Pasta é multiplicar o Programa Bom Preço do Agricultor, incentivar a produção e comercialização de produtos orgânicos e a cooperação na análise de metodologias de certificação destes produtos. “Na definição e divulgação de preços, diagnósticos e prognósticos de mercado, contaremos com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), pioneiro nesse ponto. Com relação ao desenvolvimento de estudos para racionalização do transporte, armazenamento e logística para o abastecimento e à melhoria do sistema de compras públicas, também colocamos à disposição o know how do IEA, do qual o presidente Carlos Nabil é um excelente representante”, afirmou.

Nas últimas cinco décadas, a Ceagesp se consolidou como referência do comércio atacadista de frutas, legumes, verduras e flores, além de outros produtos de primeira necessidade para a alimentação dos paulistas e dos brasileiros, ressaltou o presidente da Companhia. “A Ceagesp desenvolveu uma relação de carinho com a cidade e nesses 50 anos temos muitos motivos para nos orgulhar: somos um dos três maiores centros atacadistas do mundo, o maior da América Latina, recebemos uma média de 50 mil pessoas por dia”.

Entre as dificuldades, Nabil destacou a falta de investimentos e os problemas de infraestrutura e, para vencê-las, aposta na inovação de produtos e práticas, aprimoramento da logística e qualificação do corpo funcional.

Já o representante do Mapa ressaltou a importância da Ceagesp como referência nacional e mundial, lembrando que a Companhia é visitada diariamente por diversas comitivas internacionais interessadas em conhecer a experiência brasileira. Jerke afirmou ainda que o Ministério encara o Entreposto como uma importante ferramenta para assegurar a segurança alimentar de mais de 20 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo e ampliar a geração de emprego e renda.

De acordo com Francisco Sérgio Ferreira Jardim, superintendente do Mapa em São Paulo, a história da Ceagesp se confunde com a do sistema produtivo brasileiro. “Nos anos 1970, o País era um grande importador de alimentos, o Brasil importava tudo: leite, carne, grãos, feijão, arroz… então algumas pessoas começaram a pensar em como mudar esse paradigma. Foram criadas a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e implementadas políticas públicas para estimular o setor produtivo a sair de uma agricultura quase exclusivamente litorânea e ocupar os trópicos, cerrado e semiárido. Hoje, o Brasil é o 5º maior produtor mundial de alimentos e a Ceagesp é um marco nesse processo”, afirmou.

Além de vereadores, deputados estaduais e federais e várias autoridades, a cerimônia contou com a presença dos ex-presidentes da Companhia, como David Maluf, que foi o primeiro a ocupar o cargo, em maio de 1969. De acordo com ele, quando foi nomeado, o desafio era acabar com o déficit da Companhia. “O governador não queria lucro, apenas equilíbrio. Como vivíamos uma economia de guerra, tive que me apoiar nos funcionários da casa e fiquei muito impressionado com o nível de profissionalismo e comprometimento do corpo técnico. Apesar dos percalços, conseguimos reajustar as tarifas pagas pelos permissionários e, em menos de um ano, a empresa estava equilibrada”, afirmou o ex-presidente, elegendo estes como os melhores anos de sua vida.

Confirmando a estreita relação entre a Secretaria de Agricultura e a Ceagesp, José Pillon, que dirigiu a Pasta na década de 1990, afirmou que levou para a empresa uma visão empresarial, com a qual atendeu prioritariamente o produtor e buscou oferecer ao consumidor alimentos melhores e mais baratos.

Homenagens

Durante a solenidade, a diretoria da Ceagesp homenageou seus colaboradores com uma placa comemorativa. José Pinheiro de Souza, representando os carregadores; José Luís Batista, em nome dos permissionários; e Enílson Simões de Moura, presidente do Sindicato dos Empregados em Centrais de Abastecimento de Alimentos (Sindbast), representando os funcionários.

Após a entrega, todos foram convidados para o descerramento da placa que marca as comemorações dos 50 anos da empresa.

Além dos citados, compareceram ao evento: os deputados federais Walter Hiroshi e Antônio Goulart; Itamar Borges, deputado estadual e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa; Pedro Tomás do Canto Benedetti e Luiz Gonçalves Ramos, respectivamente diretores administrativo e operacional da Ceagesp.

(Redação – Agência IN)

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.