O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações anuncia Roberto Ignacio Betancourt como o novo presidente da Diretoria Executiva da entidade para o próximo triênio – período de setembro de 2025 a agosto de 2028. Betancourt contará com o trabalho do médico veterinário Ariovaldo Zani, que continuará atuando como CEO da entidade, atividade que exerce desde 2007. Ricardo Ribeiral deixa a posição de presidente e assume uma cadeira no Conselho Administrativo. Os novos Conselhos de Administração e Fiscal e a nova Diretoria Executiva tomaram posse nesta segunda-feira, dia 1º de setembro.
Com foco em fortalecer a representatividade do setor de alimentação animal e ampliar sua competitividade no Brasil e no exterior, Roberto Betancourt destaca como prioridades o incentivo à inovação tecnológica, o estímulo a práticas produtivas sustentáveis e a intensificação do diálogo com órgãos governamentais.
“Nosso setor é vital para a economia e para a segurança alimentar do Brasil. Temos a responsabilidade de conduzi-lo com visão de futuro, buscando o equilíbrio entre produtividade e responsabilidade socioambiental, além de defender com firmeza os interesses de nossos associados”, afirma Betancourt. O novo mandato prevê também o fortalecimento de programas de capacitação técnica e controle de qualidade, bem como ações para projetar a indústria brasileira como referência global em qualidade e inovação.
Para Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, nos próximos três anos, o Sindirações enfrentará diversos desafios cruciais para o setor. Com o aumento da demanda global por proteínas de origem animal e a consequente necessidade de expandir a produção de rações, somado aos impasses do cenário geopolítico internacional, será urgente trabalhar em estreita colaboração com os associados para promover práticas comerciais sustentáveis e inovadoras.
“A sustentabilidade ambiental e a redução de pegadas de carbono serão focos primordiais, exigindo investimento em pesquisa e desenvolvimento para criar fórmulas mais eficientes e menos impactantes ao meio ambiente. A volatilidade nos preços de matérias-primas e as tendências de mercado, como a crescente preferência por ingredientes naturais, demandarão uma adaptação constante. Outra frente de suma importância está na modernização regulatória e adaptação às novas legislações nacionais e internacionais que demandarão atenção contínua para manter o setor atualizado e competitivo no cenário global. E por fim, o Sindirações continuará a incentivar a capacitação técnica e educacional dos profissionais para assegurar a competitividade do setor”, diz Zani.
Os novos conselheiros eleitos escolheram os demais membros da Diretoria Executiva, composta pelo vice-presidente, Mauricio Beck Graziani/M Cassab, o tesoureiro Gustavo Luz Penz/CHR Olesen Latin America, o secretário Ricardo Araujo Ribeiral/Agroceres Multimix, e os diretores Francisco Carnino/Seara Alimentos, Mário Renck Real/Real & Cia, e Pierre Wagner/Masterfoods.
O Conselho de Administração passa a contar com Ana Carolina Costa Carregaro/Nestlé, Augusto José Adami/Trouw Nutrition, Fabio Duarte Stumpf/BRF, Fernanda Furlan/BASF, Francisco Carnino/Seara, Gustavo Luz Penz/CHR Olesen, Hugo Campêlo do Nascimento/Guabi, Marinus Martinus Jozef Donkers/De Heus, Mário Renck Real/Real & Cia, Mauricio Beck Graziani/M Cassab, Nelson de Souza Lopes/Vaccinar, Patrick Louis Lieven Pauwelyn/Impextraco, Pierre Wagner/Masterfoods, Raphael Bozola de Oliveira/Neovia, Ricardo Araujo Ribeiral/Agroceres Multimix, Ricardo Araújo Castilho/Safeeds, Roberto Ignacio Betancourt/Aleris, Rodolfo Agustin Pereyra/DSM, Roger William Solitão/Adisseo, Rubens Sérgio de Castro/Kemin, e Sandra Bonaspetti/Gehrke – Phibro.
O Conselho fiscal ficou composto por: Efetivos: Celso do Amaral Mello Junior/Cargill, Flauri Ademir Migliavacca/Mig Plus, e Ranieri Silva Torsineli/Núttria. Suplentes: Sergio Carlo Franco Morgulis/Minerthal, Thiago Augustus Santiago Neves/Poli-Nutri, e Guilherme Vieira Fonseca/Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais.
Sobre o Sindirações – O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações atua como interlocutor da indústria de alimentação animal com o objetivo de promover um ambiente competitivo adequado para a produção do alimento animal seguro. Fundado em 1953, o Sindirações é o principal representante da indústria brasileira de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos/sal mineral junto aos principais organismos nacionais e internacionais.
A entidade reúne aproximadamente 150 associados, que representam 90% do mercado de produtos destinados à alimentação animal, incluindo as empresas que importam e comercializam insumos, e aquelas que utilizam para consumo próprio. As prioridades concentram-se na segurança dos alimentos; regulamentação; negociação trabalhista; acreditação de programas de qualidade; contribuição para assuntos tributários; garantia de suprimento; participação ativa perante organismos internacionais e garantia da sustentabilidade econômico-financeira do setor.