24 de novembro de 2023

RNAi Agrivalle é produção de RNA para controle de pragas

O projeto, que conta com financiamento FINEP, está em desenvolvimento e promete ser um divisor de águas no controle de pragas e doenças agrícolas

 A Agrivalle, empresa líder em bioinsumos, anuncia o que promete ser o marco revolucionário no setor agrícola do momento. O projeto RNAi Agrivalle realizado em parceria com a HMS Agroscience,  irá criar a maior plataforma de produção de RNA em larga escala para o agronegócio na América Latina. A HMS Agroscience é uma consultoria técnico-científica em inovações biotecnológicas com foco no agronegócio e é responsável pela coordenação do projeto RNAi Agrivalle.

O CEO da Agrivalle, André Kraide, ressalta que o projeto inovador tem como proposta ser um dos maiores modelos de negócio sustentável. “Ele vai ao encontro da nossa missão, transformar a agricultura, buscando soluções inovadoras que impulsionem o setor para um futuro mais sustentável e eficiente”, diz. Segundo o coordenador do projeto, Henrique Marques-Souza, o resultado do trabalho já está sendo colocado em prática e promete ser um divisor de águas no controle de pragas e doenças agrícolas, priorizando a proteção das lavouras e a sustentabilidade do cultivo. “O RNAi atua nas células dos insetos e fungos, inativando proteínas vitais para sua sobrevivência”, explica.

A nova tecnologia
O RNAi, conhecido como interferência de RNA, representa uma técnica promissora para a proteção de culturas, reduzindo, de forma específica, o dano causado por pragas e doenças nas plantas. “A tecnologia de RNAi promove o silenciamento de genes específicos em insetos e fungos fitopatogênicos baseado na identidade do gene de cada espécie, o que permite uma ação específica no alvo, sem afetar organismos não-alvo, como inimigos naturais e polinizadores”, detalha o gerente de Inovação da Agrivalle, Gilson Paulo Manfio. A aplicação do RNAi, segundo Henrique Marques-Souza, pode ser realizada através da pulverização de moléculas de RNA ou por técnicas como injeção no tronco, pensando em culturas perenes. “Por ser um método de controle biológico e altamente específico, o RNAi vem para compor o Manejo Integrado de Pragas (MIP), aumentando o potencial de proteção da produção e reduzir os custos associados a esse processo”, salienta.

Financiamento e P&D
O projeto RNAi da Agrivalle foi selecionado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em um edital para o desenvolvimento de soluções biotecnológicas para o agronegócio, com um valor total de projeto de R$ 10 milhões. “A Agrivalle é uma empresa diferenciada e responsável. O resultado do nosso trabalho reflete diretamente no campo e em toda a cadeia de produção de cultivos. Buscamos, constantemente, inovar e temos o apoio de grandes parceiros para isso”, comenta Eduardo Bernardo, cofundador e diretor de Inovação da Agrivalle.

A Agrivalle conta hoje com equipes especializadas em todas as etapas do desenvolvimento do RNAi, desde a escolha dos alvos, em um laboratório de biologia molecular completo e uma equipe altamente especializada, até as etapas de bioprocessos, bioprodução, formulação e escalonamento, comenta Henrique Marques- Souza. O coordenador do projeto ressalta que os 20 anos de experiência da empresa nesses processos são valiosos para avançar no desafio de expandir a tecnologia de RNAi.

O RNAi vai ajudar a compor com as nossas soluções atuais e teremos produtos mais potentes e específicos para endereçar as pragas e doenças”, enfatiza Gilson Manfio. Para o diretor de Marketing, Luiz Micelli, o RNAi é uma tecnologia em desenvolvimento que, quando chegar ao mercado, será de forma totalmente disruptiva. Essa inovação promissora é direcionada aos agricultores, oferecendo soluções mais eficazes e sustentáveis. A tecnologia visa aumentar a proteção das culturas, aprimorando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais. “A Agrivalle demonstra um compromisso firme em oferecer soluções inovadoras, aplicando diariamente a ciência para impulsionar a agricultura. O RNAi é o nosso mais recente investimento neste compromisso contínuo com o agricultor”, finaliza André Kraide. “A gente trabalha firme e com responsabilidade para ter vida gerando vida.”

Agrivalle
Há 20 anos no mercado, a Agrivalle, indústria de bioinsumos agrícolas, é referência em sistemas regenerativos e propõe soluções inovadoras, transformadoras e sustentáveis baseadas em um amplo portfólio multicultural e multifuncional. Localizada na cidade de Indaiatuba (SP), a empresa tem 80 mil m² de área total e capacidade produtiva superior a 45 milhões de litros por ano. A Agrivalle se destaca no mercado pelas suas soluções inovadoras em defensivos biológicos e fertilizantes especiais, sendo a área de pesquisa e desenvolvimento uma das suas áreas de maior investimento e expansão. A Agrivalle conta com amplo banco genético de microrganismos, com mais de 1000 cepas próprias, guardando um potencial biotecnológico ilimitado. Com um time de mais de 300 funcionários, a Agrivalle trilha o seu caminho ao lado do agricultor, com a missão de impulsionar a produtividade no campo e promover uma agricultura mais lucrativa e sustentável. A Agrivalle acredita na vida como fonte geradora de vida e quer colaborar com a manutenção e equilíbrio da qualidade dos solos, da planta, do ecossistema e sua regeneração.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.