5 de novembro de 2024

Parceria YANMAR e PwC leva inovação a pequenos e médios produtores

União das duas empresas é focada em levar avanço tecnológico também para a agricultura familiar, buscando tornar o setor mais competitivo e sustentável.

 

À medida que a agricultura familiar e de médio porte assume um papel cada vez mais relevante no agronegócio brasileiro, torna-se essencial que projetos inovadores e ferramentas tecnológicas também estejam ao alcance desses produtores. Historicamente, com menos acesso às novas tecnologias em comparação à agricultura de grande escala, os agricultores de menor porte podem se beneficiar desses recursos se encontrarem no mercado essas soluções já disponíveis. Assim, essas empresas possibilitam que mesmo agricultores com pouca experiência em novas tecnologias, ou sem recursos para adquiri-las, consigam otimizar sua produtividade e aumentar sua competitividade no setor.

Esse cenário foi evidenciado em pesquisas realizadas em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio da Microsoft, que trouxeram à agenda pública regional a necessidade de ampliar o acesso a tecnologias básicas, como a conectividade, nos territórios rurais da América Latina e do Caribe. Um desses estudos revelou que ao menos 77 milhões de pessoas em regiões rurais ainda carecem de conexão com padrões mínimos de qualidade, essencial para o desenvolvimento de habilidades digitais e a adaptação a trabalhos futuros.

Consciente dessas necessidades e do papel transformador da tecnologia no campo, a YANMAR – multinacional japonesa fabricante de máquinas compactas para o setor agrícola – acaba de firmar uma parceria estratégica com o PwC Agtech Innovation. O objetivo é justamente impulsionar o acesso à inovação para estes perfis de produtores. Embora a agricultura brasileira ainda enfrente esses desafios de conectividade no campo, a marca japonesa acredita que é essencial iniciar esse trabalho para oferecer soluções viáveis e tecnológicas ao mercado.

“A YANMAR já possui no Brasil tratores de 47 cavalos de potência com tecnologia embarcada de fábrica que realizam o monitoramento remoto da máquina. Lá fora, no Japão, a marca também já desenvolve conceitos mais avançados, como tratores autônomos e máquinas eletrificadas, e segue comprometida em ampliar essas oportunidades”, comenta Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR South America.

A entrada da empresa no PwC Agtech Innovation como Ecosystem | Corporate também marca um passo importante para a construção de um futuro agrícola mais tecnológico e sustentável para atender todos os perfis de produtores. “Essa parceria vai nos apoiar na construção de uma cultura de inovação dentro da empresa, por meio de práticas que incentivem a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas, promovendo uma mentalidade mais aberta a mudanças. A conexão com startups e outros agentes de inovação amplia nosso alcance para parcerias, novas tecnologias e tendências emergentes, que ainda não estão amplamente acessíveis aos produtores”, afirma Gilberto Saito, presidente da YANMAR South America.

Segundo ele, essa transformação também pode ajudar o pequeno e médio produtor a crescer e a adotar práticas mais modernas e eficientes, ao mesmo tempo em que promovem competitividade e resiliência em um mercado que está em constante transformação.

Sobre a YANMAR – Fundada em 1912, em Osaka, Japão, a YANMAR foi a primeira empresa no mundo a fabricar um motor a diesel compacto para uso prático, em 1933. No Brasil, a marca atua há mais de 65 anos e tem sede em Indaiatuba, no interior do estado de São Paulo. Como pioneira na indústria de motores diesel, a marca é uma inovadora mundial quando se trata de equipamentos e motores industriais, máquinas agrícolas, equipamentos de construção, sistemas de energia e motores marítimos.

Pelo pioneirismo da tecnologia líder mundial, a YANMAR tem seis centros de pesquisa em todo o mundo e está presente nos cinco continentes – em mais de 20 países, acumulando 50 unidades e mais de 20.000 funcionários. No Brasil, a marca conta com quatro unidades de negócios e mais de 400 revendedores autorizados. Somente em Indaiatuba (SP), a empresa emprega diretamente mais de 300 pessoas. Ao longo de sua história, a marca realiza e investe em estudos para desenvolver soluções tecnológicas integradas aos seus equipamentos, visando contribuir para a construção de um futuro para toda a sociedade, tendo sempre o bem-estar social e ambiental como compromisso.

Sobre o PwC – Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 151 países, atuando no Brasil há mais de 100 anos, dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.