1 de dezembro de 2023

Os vencedores da 21ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA

Edição que homenageia Geraldo Alonso Filho premia os melhores trabalhos de publicidade do setor e reconhece a evolução da criatividade na comunicação do campo.

A 21ª Mostra de Comunicação promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), reconheceu por meio de 15 categorias distintas os cases e campanhas de empresas, agências e profissionais que contribuíram para fortalecer e diferenciar marcas que atuam no agronegócio nacional. Os trabalhos submetidos foram avaliados por 30 jurados, entre eles representantes de grandes entidades do setor, comunicadores consagrados, profissionais de criação premiados, professores e também produtores rurais. A transmissão online foi comandada pelo diretor da Associação, Alberto Meneghetti, que esteve ao lado da mestre de cerimônias e jornalista Suelen Farias.

Durante a abertura da Mostra, o presidente Ricardo Nicodemos prestou homenagem ao Conselheiro da Associação Geraldo Alonso Filho por seu trabalho e contribuição à ABMRA e ao Agro nacional. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e em Publicidade pela ESPM, Geraldo iniciou sua carreira de publicitário na Norton em 1969 e se aposentou como Chaiman da Publicis Salles Norton em 2005. Ainda na Norton, no início da década de 1980, ele lançou uma unidade para cuidar das contas do agronegócio.

“A comunicação do Agro tem berço na ABMRA. Na década de 80, quando a Associação começou a vislumbrar os caminhos para construção da imagem do setor, Geraldo deu um apoio extremamente importante, que nos ajudou a construir essa jornada. Ele é um dos responsáveis por ter ampliado a atuação da entidade por todo o sistema do agronegócio, do cientista ao produtor, até chegar ao consumidor. Assim, sua atuação foi fundamental para a realização de tudo que colhemos hoje”, declarou Nicodemos.

Categorias especiais – Embora esteja em sua 21ª edição, a Mostra de Comunicação do Agro ABMRA tem mais de 35 anos de história. Inicialmente a premiação era realizada trienalmente, mas passou a ser anual há cerca de quatro anos. Em 2023 o evento reconheceu e contemplou os ganhadores com 45 prêmios entre ouro, prata, bronze e com dois destaques especiais: “Anunciante do Ano” e “Agência do Ano”.

Por suas campanhas criativas e inovadoras que valorizam o trabalho dos agricultores brasileiros, a IHARA ganhou sete prêmios, incluindo o de Anunciante do Ano. Eliana Tashiro, Coordenadora de Comunicação da empresa, atribui o mérito à sua equipe e ao investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

“Em um ano especialmente desafiador, ser reconhecida pela 21ª Mostra da ABMRA é motivo de muito orgulho para a IHARA. Nosso compromisso em levar as melhores soluções para os agricultores de todo o Brasil se reflete na valorização do incansável trabalho desses profissionais que alimentam o mundo. A IHARA investe em inovação, seja na pesquisa e desenvolvimento de produtos, seja em nossas estratégias de comunicação e marketing. Ganhar sete prêmios, incluindo o de Anunciante do Ano, é um reflexo do nosso esforço contínuo e dedicação do nosso time que conduz com maestria a comunicação no campo. Parabéns a toda a equipe IHARA por mais esta conquista excepcional!”, comemora Eliana Tashiro.

O título de agência do ano foi para a Make ID, que também conquistou outros cinco troféus na premiação. “Receber o prêmio de agência do ano na 21ª Mostra da ABMRA é o reconhecimento do importante trabalho que a Make ID vem desenvolvendo há muitos anos no Agro, sempre impulsionando a comunicação do segmento com muita criatividade e inovação. Mas isso só se concretizou graças aos nossos incríveis clientes, como a John Deere e a Syngenta, premiados nesta edição, à equipe brilhante e comprometida que compõe o nosso time e à ABMRA, que leva a outro nível o trabalho de marketing e comunicação do segmento”, expressa Graziela Mônaco, diretora de Arte e Criação da Make ID.

Considerada a maior premiação voltada para o reconhecimento da criatividade na comunicação do Agro, a 21ª Mostra da ABMRA recebeu mais de 200 inscrições. “Finalizamos mais uma edição com resultados surpreendentes com cases e campanhas que mais uma vez emocionaram e carregaram a essência e a evolução do Agro consigo. Sem dúvida já estamos ansiosos para o próximo ano”, comenta Alberto Meneghetti.

 

Os vencedores da 21ª Mostra de Comunicação do Agro ABMRA:

 

1- Campanha Integrada (uso de pelo menos 3 meios)

Ouro – Pós vendas John Deere. Mais que máquina, é uma John Deere inteira de possibilidades.

Cliente: John Deere.

Agência: Make ID.

 

Prata – Rendimento que atravessa gerações.

Cliente: Brasmax.

Agência: Guerra Propaganda.

 

Bronze – Syde – Comunicação Integrada com inovação e proximidade para o lançamento de uma fintech.

Cliente: Syngenta Proteção de Cultivos.

Agência: Giusti Creative PR.

 

2 – Spot, jingle ou utilização diferenciada do meio rádio

 

Ouro – Jingle Corteva – É com ‘É’ aberto!

Cliente: Corteva Agriscience

Agência: Labcom

 

Prata – Viva o Agro com V de Valtra

Cliente: Valtra

Agência: Agência SALA

 

Bronze – Ação com Milton Neves

Cliente: Ihara

Agência: Impulsa Comunicação

 

3 – Anúncio ou utilização diferenciada de meio impresso (jornal, revista)

 

Ouro – Jogo Ganho

Cliente: Ihara

Agência: Impulsa Comunicação

 

Prata – Cobb Male

Cliente: Cobb

Agência: Impulsa Comunicação

 

Bronze – Seu legado nasceu para continuar

Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura

Agência: Santa Clara

 

4 – Filme ou campanha para TV, cinema ou plataforma digitais
Ouro – Cafés Especiais: A história da cafeicultura no Cerrado Mineiro

Cliente: Stoller do Brasil

Agência: Stoller do Brasil

 

Prata – Gerações após Gerações

Cliente: Senar/RS

Agência: SPR

 

Bronze – O que você quer colher?

Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura

Agência: Santa Clara

 

5 – Campanhas e projetos OOH (Out Of Home – Incluindo outdoor,placa de estrada, relógio de rua, abrigo de ônibus, mobiliária urbano, etc.)

 

Ouro – Mural Conceito Sementes

Cliente: Grupo Conceito

Agência: Casa Brasil Comunicação

 

Prata – Miravis. Simplesmente Poderoso

Cliente: Syngenta

Agência: Make ID

 

Bronze – A espera acabou: Lançamento do Ref-leaf produto da família Nutra&Defenda

Cliente: Stoller do Brasil

Agência: Stoller do Brasil

 

6 – Projetos digitais/mobile (apps, banners, data based solutions, peça ou utilização diferenciada de rich media, geolocalização, etc)

 

Ouro – Live Commerce Romeo

Cliente: Ihara

Agência: Netpoint

 

Prata – SouABR – rastreável da semente ao guarda-roupa

Cliente: Abrapa (Sou de Algodão)

Agência: Markestrat

 

Bronze – Jogo Atari – Lançamento de Terminus

Cliente: Ihara

Agência: Impulsa Comunicação

 

7 – Projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia (publieditorais, advertoriais, podcasts, conteúdos próprios ou pagos, blogs de conteúdo, etc)

 

Ouro – Viajando com V de Valtra

Cliente: Valtra

Agência: Agência SALA

 

Prata – Reality da Soja | Safra 22/23

Cliente: Syngenta Proteção de Cultivos

Agência: Macfor Full Marketing

 

Bronze – Websérie Digi&Tal

Cliente: New Holland Agriculture

Agência: Ampfy

 

8 – Campanha Promocional/Varejo/Material de PDV 

 

Ouro – Trator John Deere 3036EN. O encaixe perfeito para sua cultura

Cliente: John Deere

Agência: Make ID

 

Prata – Proteus

Cliente: HELM

Agência: SPR

 

Bronze – PDVs diferentes para demonstração de produtos nos canais de venda.

Cliente: Yara Brasil

Agência: Jotacom Comunicação

 

9 – Endomarketing (campanhas internas que não tem extensão ou atuação fora da empresa)

 

Ouro – Lançamento Interno Sugoy

Cliente: Ihara

Agência: Make ID

 

Prata – Master Tec John Deere

Cliente: John Deere

Agência: Make ID

 

Bronze – Programa Vagalume: Embaixadores que iluminam a comunicação com colaboradores da AMAGGI

Cliente: Amaggi

Agência: Santo Caos

 

10 – Programas e Campanhas de Incentivo (para equipe comercial, canais de venda e demais públicos)

 

Ouro – Esquadrão de Combate à Cigarrinha

Cliente: Bayer

Agência: Estratégia Comunicação

 

Prata – IHARIZE: Academia de Comunicação IHARA

Cliente: Ihara

Agência: Netpooint

 

Bronze – Programa Seminis e Você – Porta exertos Itália

Cliente: Bayer Seminis

Agência: Finco Comunicação

 

11 – Ações de “Dia de Campo” (Lançamento de produtos, treinamento, demonstração de produto etc)

 

Ouro – Almada – Descubra a força superior

Cliente: ADAMA Brasil

Agência: Cerebelo Comunicação e Atmosfera Eventos

 

Prata – Buyers Mission – Apresentando o algodão brasileiro

Cliente: Abrapa (Cotton Trip)

Agência: Markestrat

 

Bronze – Rally da Cana

Cliente: John Deere

Agência: Agência Esfera

 

12 – Ações em Feiras, Eventos e Congressos Presenciais (estandes, ativações, lançamento de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos)

 

Ouro – Game Show Portfólio Soja Feiras

Cliente: Corteva Agriscience

Agência: Stap

 

Prata – John Deere na Agrishow 2023

Cliente: John Deere

Agência: Agência Esfera

 

Bronze – Nossas Raízes (EXPODIRETO)

Cliente: Mosaic Fertilizantes do Brasil

Agência: Innova – All Around The Brand

 

13 – Ativações e presença em Eventos Virtuais (Metaverso, plataformas ou estandes em plataformas virtuais próprias ou em feiras virtuais, lançamento on-line de produtos, presença diferenciada em feiras e congressos virtuais)

 

Ouro – Painel Metaverso – Fórum Planeta Campo

Cliente: Canal Rural

Agência: Canal Rural

 

Prata – Metaverso

Cliente: FertiSystem

Agência: SPR

 

14 – Ações voltadas à Diversidade (Campanhas e ações de conscientização sobre a diversidade, equidade, respeito às diferenças, inclusão, etc)

 

Ouro – Projeto FMT de capacitação de jovens em parceria com Espro

Cliente: Corteva Agriscience

 

Prata – Nós em Campo

Cliente: Corteva Agriscience

Agência: Um.A

 

Bronze – Campanha Dia C – ODS

Cliente: Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo

Agência: Solucione

 

15 – Campanhas de valorização do Agro (Projetos e campanhas que posicionam corretamente o Agro para a sociedade urbana, conteúdos que combatam as fake news do Agro, projetos voltados às escolas, para professores e alunos, etc.

 

Ouro – Seu Legado nasceu para continuar

Cliente: BASF – Soluções para a Agricultura

Agência: Santa Clata

 

Prata – Agro pela Vida

Cliente: John Deere

Agência: Agência Esfera

 

Bronze – Um país chamado Agro

Cliente: Adama Brasil

Agência: Globalis Brasil

 

Patrocinadores 

Clube Agro do Brasil, Faesp , Jacto Yara Brasil.

 

Apoio Institucional

Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (ABISOLO)

Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi)

Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE)

Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) 

 

Apoio de Mídia 

“A Granja Total Agro”, “AGROLINK”, “AgroNews Medianeira”, “Revista Agrorevenda”, “Canal Rural Produções”, “Revista Feed&Food”, “Editora Gazeta Santa Cruz”, “Revista Leite Integral”, “MundoCoop”, “Notícias Agrícolas”, “Jornal O Presente Rural”, “Revista Campo & Negócios”, “REVISTA DBO”, “Revista Nelore”, “Revista Rural”, “Grupo Terra Viva” e “TV Milagro Brasil”.

 

Sobre a ABMRA – A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 44 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro.

Site

Instagram

LinkedIn

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.