Já é possível usar helicópteros para aplicar defensivos no campo. A Climb Aircraft Division é a primeira companhia a conseguir homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para utilizar esse tipo de aeronave para pulverização em áreas agrícolas.
Em países como Chile, Austrália e Estados Unidos, o método é mais difundido e cerca de 30% das aplicações já são feitas com helicópteros. Já o Brasil detém a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo e ainda precisará se adaptar à nova opção. Para apresentar a novidade ao segmento, o Programa de Pontos da Bayer fez uma parceria com a Climb Aircraft. Os participantes do programa poderão trocar seus pontos por pulverização com helicóptero.
Atualmente, a Climb Aircraft possui três aeronaves para prestar esse serviço, que inicialmente será realizado apenas no estado de São Paulo. “Nosso objetivo é encontrar parceiros em outras regiões do País e ampliar o negócio”, diz Ramiro Leal, diretor financeiro da Climb Aircraft Division.
Usar helicópteros para aplicar produtos em área de plantio é mais caro em comparação com aviões. A atuação em 80 hectares custa cerca de R$ 3,2 mil, mas a empresa elenca vantagens como a mobilidade do equipamento, que é menor e consegue trabalhar em terrenos montanhosos, a menor deriva e a capacidade de executar aplicações noturnas.
Segundo Leal, o helicóptero permanece cerca de 60% do tempo total aplicando produtos, enquanto o avião agrícola fica 35% e os meios terrestres, menos de 30%. Aviões são quase três vezes mais rápidos, no entanto, levam mais tempo para fazer manobras e produzem mais “finos” (pequenas gotículas de solução química), o que aumenta a deriva indesejada e resulta em menos produto aplicado na área alvo. Além disso, o helicóptero não requer pista de pouso e por isso pode chegar até áreas mais remotas. Um caminhão é responsável por ser sua base e também por transportar combustível e insumos agrícolas, sem necessidade de levá-lo até a pista mais próxima, como acontece com o avião. Outra vantagem está relacionada com a meteorologia. “Nossas aeronaves podem voar em condições mais restritas que os aviões”, garante Leal.
Os benefícios do uso do helicóptero:
• Pode ser usado para aplicações noturnas
• Não necessita de pista de pouso
• Menos sensível a questões meteorológicas
• Tem maior precisão
• Mais facilidade de manobras
• Consegue realizar aplicações em áreas remotas e montanhosas
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