Nova edição do LacTour com três etapas em outubro

Compartilhe:

Cropped shot of a herd of cows feeding on a dairy farm

Evento itinerante reunirá produtores em torno de pautas relevantes para a produção leiteira em três estados brasileiros

A dsm-firmenich, detentora das marcas Tortuga® de suplementos nutricionais para animais e FarmTell™ de softwares de gestão de fazendas, anuncia o LacTour 2025. Assim como no ano passado, a edição desse ano está dividida em três etapas a serem realizadas em outubro, em formatos de dias de campo em que os especialistas da empresa se reúnem com produtores e técnicos em torno de assuntos que ajudam a impulsionar a produção e a qualidade do leite. Esses encontros são oportunidades para democratizar conhecimento e mostrar histórias de sucesso da parceria da empresa em prol do sucesso da atividade.

A primeira etapa desse ano foi no dia 4 de outubro, em Orizona (GO), na Fazenda Caixeta, de Antônio Cesar Caixeta. As etapas seguintes serão nos dias 22 e 23 de outubro, em São Bento do Una (PE) e Treze Tílias (SC), nas fazendas Agropecuária Bom Leite e Granja Natter, dos produtores Stênio de Andrade Galvão e João Paulo Natter, respectivamente. A programação proposta pela dsm-firmenich colocará em pauta informações sobre nutrição de alta performance, tecnologias de nutrição que solucionam desafios da produção e melhoram os índices zootécnicos dos animais e os resultados das fazendas, pecuária de precisão e as tecnologias digitais que ajudam a melhorar a gestão da propriedade, entre outros temas que tomam conta da atividade.

“O LacTour é uma iniciativa que foi montada para compartilhar conhecimento e mostrar boas práticas de manejo e nutrição, destacando a atuação bem-sucedida dos produtores brasileiros da cadeia leiteira. Com isso, buscamos inspirar os pecuaristas a adotarem estratégias e tecnologias que melhoram a qualidade do leite a produtividade das fazendas”, comenta o gerente técnico de gado de leite da dsm-firmenich para a América Latina, Marcelo Machado.

Tecnologia que ajuda a produzir leite de alta qualidade
Quando se fala em qualidade do leite e nutrição animal, os suplementos nutricionais adicionados às dietas devem conter ingredientes de alta tecnologia que têm efeito no teor de sólidos, na quantidade de células somáticas presentes no leite e melhoram a produtividade e os índices zootécnicos do rebanho. Do portfólio da marca Tortuga® para a pecuária de leite, destaque para a linha Bovigold®, que inclui produtos que combinam os aditivos CRINA® RumiStar™ e Hy-D® aos Minerais Tortuga com objetivo de aumentar a produção das vacas (até as que já têm alto desempenho), além do Mycofix® e do aditivo Digestarom® Dairy.

O CRINA®, composto por uma combinação de óleo essencial que proporciona maior eficiência alimentar às vacas, substitui os antibióticos na nutrição dos animais. O RumiStar™, primeira enzima utilizada na nutrição de ruminantes, promove maior digestão do amido e da dieta como um todo. E o Hy-D®, ao ser incluído nas dietas dos bovinos, garante melhora no metabolismo de cálcio e outros minerais, o que aprimora a resposta do sistema imune. Isso acarreta benefícios tanto em bem-estar animal quanto em resultados produtivos superiores, na medida em que promove um sistema de produção mais eficiente, ou seja, mais sustentável.

Com a combinação dos Minerais Tortuga de alta biodisponibilidade às vitaminas em níveis OVN® (Optimum Vitamin Nutrition), que é um conceito da dsm-firmenich desenvolvido especialmente para otimizar o desempenho animal, estes pacotes tecnológicos geram maior produção de leite com maior teor de sólidos por litros, melhora a saúde e o bem-estar dos animais e, como consequência, acarreta mais lucro aos produtores.

Entre outros destaques do portfólio da dsm-firmenich para pecuária leiteira cujas aplicações que poderão ter seus resultados visíveis nas fazendas, está o Mycofix®, aditivo que atua na neutralização de micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas por fungos) e protegem os animais contra perdas de produtividade, problemas reprodutivos e imunossupressão. Com ação comprovada por três mecanismos (adsorção, biotransformação e bioproteção), a linha Mycofix® protege animais de diferentes categorias incompatíveis com micotoxinas como aflatoxinas, fumonisinas, trichothecenes, zearalenone e ochratoxina A.

O outro ingrediente da empresa que também poderá ter seus resultados visíveis no LacTour é o Digestarom® Dairy. Trata-se de um aditivo fitogênico que combina extratos de plantas, óleos essenciais e especiarias em formulações específicas que melhoram a palatabilidade da ração, estimulam a digestão e favorecem o desempenho produtivo. Para as vacas leiteiras, atua na saúde ruminal e intestinal ajudando a modular respostas inflamatórias, o que pode reduzir enfermidades e aumentar a eficiência do fornecimento de nutrientes aos animais, o que ajuda a reduzir perdas e emissões.