28 de novembro de 2023

Matsuda lança tecnologia de semente livre de microplástico

O lançamento das sementes de pastagens da série GOLD GREEN STAR, realizado pelo Grupo Matsuda amanhã (29/11), em Álvares Machado (SP), é um marco importante na agricultura sustentável e na inovação tecnológica. Trata-se do primeiro tratamento para sementes de forrageiras com a bandeira da sustentabilidade e extremamente amigável ao meio ambiente.

As sementes série GOLD GREEN STAR  utilizam tecnologia inédita, que cumpre com as exigências do rigoroso mercado europeu, que é o tratamento livre de microplástico. Esta micropartícula plástica possui menos de 5 mm e tem caráter onipresente em diversos locais do mundo, desde o ar que respiramos até nos ambientes terrestre e marinho.

Podem ser encontrados no sal marinho, no mel, na água da torneira e engarrafada, nos frutos do mar, nos peixes, na cerveja e em todos os cosméticos. Cientistas japoneses da Universidade Kyushu, estimam a existência de 24,4 trilhões de partículas de microplásticos nas camadas mais superficiais dos oceanos do mundo, o equivalente a cerca de 30 bilhões de garrafas plásticas de água de meio litro.

A revista Science publicou em 2020 um artigo da Dra. Janice Brahney, bioquímica da Universidade Estadual de Utah (EUA), que estimou que 11 bilhões de toneladas de plásticos se acumularão no meio ambiente até 2025. Esta nova tecnologia de incrustação de sementes é amigável ao meio ambiente por estar livre destas micropartículas.

Neste tratamento ainda são utilizados organominerais na incrustação, com a tecnologia INCOTEC, porém livres de microplásticos. As sementes da série GOLD GREEN STAR  colaboram com o produtor rural na busca da sustentabilidade e na preservação do meio ambiente.

Outra inovação neste novo tratamento é a substituição do fungicida químico por um produto biológico, que tem a função fungicida contra Fusarium verticillioides e Macrophomina phaseolina, além de ação nematicida, colaborando no controle de Pratylenchus brachyurus, Heterodera glycines, Meloidogyne incógnita, Meloidogyne javanica e Helicotylenchus dihystera.

São tratadas com Bacillus amyloliquefaciens BV03, que coloniza o sistema radicular das plantas, formando um biofilme protetor nas raízes, impedindo a penetração de nematoides. Produz, ainda, compostos voláteis que matam diretamente o nematoide, reduz a capacidade reprodutiva, a mobilidade e a eclosão de ovos. O microorganismo produz substâncias que estimulam o crescimento radicular das plantas, promove o aumento de pelos radiculares, garantindo maior assimilação de nutrientes e tolerância à seca.

Este novo tratamento é aplicado em sementes de alta pureza, escarificadas, de alta viabilidade e germinação.

 

Benefícios

. São sementes incrustadas com produtos organominerais livres de microplásticos

. Utiliza tratamento com nematicida biológico

. Utiliza tratamento com fungicida biológico

. Ocorre uma produção de biofilme nas raízes das plantas que evita a entrada de nematoides

. Produção de compostos voláteis que afetam o ciclo de vidas dos nematoides (afeta a mobilidade, a capacidade reprodutiva e a eclosão de ovos) levando à morte

. Produção de substâncias que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular, melhorando a tolerância à seca e auxiliando no seu desenvolvimento

. Possui a bandeira da sustentabilidade e é amigável ao meio ambiente, fatores que são considerados durante a negociação de empréstimos financeiros e no momento da comercialização

. Sementes de alto vigor

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.