Marfrig recebe pontuação máxima em lista global de atuação ambiental

Compartilhe:

Aerial,View,Of,Herd,Nelore,Cattel,On,Green,Pasture,In

Por ter recebido a nota “A” em todas as categorias, a Marfrig também integra a ‘A-List’, uma seleção exclusiva de empresas que demonstram liderança global em sustentabilidade e compromisso com a redução de impactos ambientais.

 

 A Marfrig, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, alcançou a pontuação máxima (nota A) nas três categorias do Carbon Disclosure Project (CDP): Mudanças Climáticas, Segurança Hídrica e Florestas. A companhia faz parte de um seleto grupo de empresas no mundo a conquistar a classificação Triplo A, que reconhece o desempenho excepcional em gestão e transparência ambiental. Por ter recebido a nota máxima em todas as categorias, a Marfrig também integra a ‘A-List’ do CDP, uma seleção exclusiva de empresas que demonstram liderança global em sustentabilidade e compromisso com a redução de impactos ambientais.

O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que gerencia o maior sistema de divulgação ambiental do mundo para empresas, cidades, estados e regiões. Seu processo anual de pontuação é reconhecido como o padrão ouro em transparência ambiental corporativa. Alinhado com a Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) e a Task Force on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), o CDP possui o maior banco de dados ambientais, cujas pontuações orientam decisões de investimento e compras em direção a uma economia sustentável e de carbono zero.

Considerada o “Oscar” da sustentabilidade, a lista do CDP reúne empresas que atendem aos critérios rigorosos da organização, incluindo governança, estratégias ambientais, gestão de riscos e definição de metas e métricas nos eixos de mudanças climáticas, segurança hídrica e florestas. As empresas são classificadas de A a D, sendo A o mais alto nível de liderança ambiental, indicando transparência total na divulgação de dados e ações significativas para mitigar os impactos ambientais.

Para Paulo Pianez (foto ao lado), diretor de sustentabilidade da Marfrig, alcançar a pontuação máxima é um reconhecimento das iniciativas para garantir a produção de proteínas de forma sustentável e com alinhamento à agenda ESG. “Como empresa brasileira, com presença global, ser Triplo A no CDP reforça o nosso compromisso em estabelecer uma pecuária sustentável, de baixa emissão, com 100% de sua cadeia de produção monitorada e livre de desmatamento, permitindo levar produtos de qualidade para a mesa de milhões de pessoas em mais de 100 países”, complementa.

Avanços em sustentabilidade – Na área de mudanças climáticas, a Marfrig se destacou como a primeira empresa de proteína animal nas Américas a ter suas metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). As metas incluem a redução de 68% nas emissões diretas (Escopos 1 e 2) e uma diminuição de 33% na intensidade das emissões indiretas (Escopo 3), abrangendo tanto as operações quanto a cadeia de valor, até 2035. A empresa também se comprometeu a alcançar 100% de energia elétrica proveniente de fontes renováveis até 2030. Em 2024, a Marfrig deu um importante passo ao expandir o mapeamento de seu Inventário de GEE, incluindo dados mais completos sobre sua cadeia de valor. Além disso, iniciou a revisão de suas metas climáticas, adotando a nova metodologia FLAG (Florestal, Agricultura e Uso da Terra) da SBTi, desenvolvida especificamente para setores com alto impacto no uso da terra.

A Marfrig já monitora 100% dos seus fornecedores diretos e mantém hoje as maiores taxas de monitoramento de fornecedores indiretos entre as empresas do setor, com 88,8% dos indiretos na Amazônia e 79,6% dos indiretos no Cerrado. A meta é atingir 100% até o fim de 2025. Nos dois biomas, as áreas com maiores riscos de desmatamento já estão completamente monitoradas. Um dos pilares dessa estratégia é o trabalho para reabilitar produtores excluídos de sua rede de fornecedores por práticas irregulares ou falta de documentos que comprovem a legalidade de suas operações. A companhia os incentiva a adotar boas práticas e os auxilia em relação a pendências ambientais, trabalhistas e de documentação.

Além disso, a Marfrig investe na agropecuária regenerativa, intensificando o manejo adequado de pastagens, aumentando a produtividade e evitando a necessidade de supressão de vegetação nativa. Já o apoio a pequenos produtores de cria ocorre por meio de investimentos no Programa de Produção Sustentável de Bezerros da IDH — Iniciativa para o Comércio Sustentável.

Para incentivar melhoria na qualidade do solo e a preservação da biodiversidade em propriedades fornecedoras de gado, a Marfrig investe em tecnologia, como a parceria firmada com a green fintech Agrorobótica, que faz uso de inteligência artificial para análise da qualidade do solo e medição do carbono estocado, para geração futura de créditos de carbono certificados, rentabilizando toda a cadeia de produção. Em outra frente, incentiva sistemas de integração pecuária-lavoura-floresta, certificados em conjunto com a Embrapa, que permitem a produção de carne de baixo carbono e carne carbono neutro certificadas.

Sobre a Marfrig – A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina, suína e de aves e a maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de R$ 37,7 bilhões no terceiro trimestre de 2024. A empresa emprega mais de 110 mil colaboradores, distribuídos entre Operação América do Norte, Operação América do Sul e BRF. As operações América do Norte e América do Sul processam e comercializam carne bovina in natura, produtos industrializados, de marca, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.