12 de março de 2024

José Hara assume ANDAV em posse cheia de deputados e senadores

Entidade ainda anuncia o primeiro Fiagro Andav e a inclusão da Associação no Instituto Pensar Agropecuária (IPA)

Uma cerimônia concorrida em Brasília (DF) marcou, no início da noite desta terça-feira, dia 12, a posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV). José Hara assumiu como Presidente do Conselho Diretor da Andav, um profissional com extensa trajetória de liderança na Distribuição. Hara já ocupou posições dentro do Conselho da Associação em gestões anteriores e substitui Oswaldo Abud, que agora passa a integrar o Conselho Fiscal da Andav.

A posse de José Hara contou com um número expressivo de autoridades políticas de Brasília. Pedro Lupion, Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA); os senadores José da Cruz Marinho e Wellington Fagundes, além dos deputados federais Alceu Moreira, Sérgio Souza e Marussa Boldrin.

“Tenho orgulho em ser um revendedor de insumos. É uma honra assumir a presidência do Conselho. Promoveremos a excelência da Andav em cada um dos seus trabalhos. Já somos quase 3.200 associados. Vamos sempre honrar e destacar o distribuidor de insumos brasileiro”, discursou José Hara. “Temos muitos desafios pela frente, principalmente em relação ao crédito. Precisamos valorizar o nosso trabalho, mas temos uma missão bonita e o José Hara vai honrá-la. Afinal, a Andav é a força que une a distribuição”, emendou Oswaldo Abud, que agora passa a integrar o Conselho Fiscal da associação.

Os deputados e senadores fizeram questão de elogiar o trabalho feito pelo setor para a economia brasileira. “Nós conseguimos dialogar com todos, em questões muitos complexas. Como o que propusemos na lei dos pesticidas. E vamos derrubar todos os vetos que desfiguraram o que erguemos. Sempre em nome do Agronegócio. E para que as revendas e os distribuidores possam entregar novas moléculas às fazendas”, afirmou Pedro Lupion. “Somos gigantes no Congresso brasileiro. E por sermos importantes, atuarmos com informação, em todas as instâncias do Poder Público. E o IPA é hoje o local onde mais se discute o agro brasileiro”, adicionou  Sergio Souza, ex-presidente da FPA.

O Deputado se referia ao Instituto Pensar Agropecuária (IPA), que incluiu a Andav no rol de membros da entidade recentemente, novidade contada pelo Presidente Executivo da Andav, Paulo Tibúrcio. O IPA é uma organização criada por entidades do agro com o objetivo de defender os interesses do setor e prestar assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Atualmente, o Instituto é composto por 50 entidades, incluindo a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Outra bela novidade anunciada foi o lançamento do primeiro Fiagro da entidade, linha inédita de crédito dirigida aos revendedores, ao lado da Terra Magna. É o Fiagro ANDAV’, comemorou animado Paulo Tubúrcio. Localizada em São José dos Campos (SP), a Terra Magna foi fundada em 2017 por engenheiros formados pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Brasil. Com um vasto conhecimento em novas tecnologias e com grande paixão pelo agronegócio, a TerraMagna oferece o melhor produto do mercado para segurança dos financiadores do setor. Com uma equipe formada por mais de 100 profissionais e com uma estrutura tecnológica de última geração, a TerraMagna tem a solução certa para o crédito rural. “Este é um sonho conquistado depois de três anos de muito trabalho”, contou Tibúrcio.

O Executivo enalteceu outros números do trabalho da Andav. Representa 48% de tudo o que chega às mãos do produtor brasileiro, formados basicamente por pequenos e médios distribuidores, e faturamento de 300 milhões de reais ao ano. “Isso aumenta a nossa responsabilidade, temos várias frentes de atuação, temos quase 3.200 associados em 910 municípios brasileiros. São 37 diretores espalhados pelo Brasil e um faturamento total de insumos de R$ 145,3 bilhões (2022). Quase 73% do faturamento de todas as revendas existentes no país. E com 22% bancado pelos próprios associados, que ainda mantém 55 mil colaboradores diretos. Reitero meu compromisso de caminhar ao lado de José Hara trabalhando pela Andav”, acrescentou Paulo Tibúrcio.

A cerimônia de posse terminou com uma palestra do economista Sergio Vale, que falou sobre o cenário macroeconômico brasileiro e mundial e a importância do segmento para a política de controle da inflação e queda na taxa de juros no Brasil. “O mundo vai ficar menos previsível em 2024. Temos eleições e déficit fiscal nos Estados Unidos, um combate ainda forte contra a inflação nas principais potências econômicas mundiais, duas guerras importantes. No Brasil mesmo, se não fossem os resultados do Agronegócio, o panorama estaria bem mais sombrio quando tratamos de inflação e juros”, apontou Sergio Vale.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.